Show

Não conseguir descolar nas sondagens e assistir a uma cada vez maior bipolarização numa corrida eleitoral é sempre desagradável, mas o lamentável espectáculo que José Pedro Aguiar-Branco proporcionou hoje no debate da RTP 1 não é digno de alguém que se assume como candidato a Primeiro-Ministro. Durante todo o debate, a falta de civismo, o recurso à interrupção e ao ataque pessoal por parte de Aguiar-Branco mostraram que apenas um lado da mesa estava disposto a discutir ideias e a debatê-las. A tentativa de associação ao problema das assinaturas (levantado pelo Conselho de Jurisdição) a Paulo Rangel foi absolutamente lamentável. Sereno e assertivo esteve Paulo Rangel, quando seria altura para dar um murro na mesa e dizer um “basta”, tendo denunciado, e bem, um número de alguém que necessita de visibilidade e de falsas intrigas para descolar nas sondagens, em detrimento de um programa e de um debate de ideias.

Não concordo a 100% com todas as ideias de Paulo Rangel, bem menos com as de Pedro Passos Coelho, mas este debate revelou que apenas nestes dois encontro um candidato forte, coerente e responsável para disputar umas legislativas com o partido socialista. Reconheço em Paulo Rangel a serenidade e a combatividade política necessárias para enfrentar a máquina socialista, sem cair em falsas demagogias como infelizmente ocorreu neste debate. É por este motivo que considero que foi o vencedor do debate, embora Pedro Passos Coelho tenha tido uma boa prestação e tenha somado pontos à custa da disputa Rangel e Aguiar-Branco.

9 pensamentos sobre “Show

  1. De acordo. O Aguiar Branco trouxe para o PSD um estilo trauliteiro profundamente desagradável. Ainda gostava de saber o que é que ganha em ser o ponta de lança de Pedro Passos Coelho no ataque a Paulo Rangel… Terá tido a promessa de algum lugar após as eleições?

  2. luis

    Eu gostei muito de Aguiar-Branco e é curioso que os apoiantes de Rangel, que nem sequer teve coragem para confirmar ou desmentir a noticia, dediquem cada vez mais tempo a Aguiar-Branco do que a Passos Coelho…
    Ê lixado nao é? Aguentemn se forem homens.

  3. Bruno

    Passos Coelho poderá, de facto, “ter somado pontos”. E o PS e o actual PM agradecem…
    Nem quis ouvir os comentadores de serviço na RTPN, que estão ávidos destas questões acessórias para distrair as atenções dos episódios recentes do PS.
    Claro que agora se irão multiplicar em debates para os seus discursinhos banais, até 6ª feira. Uma tristeza… Ficarão para segundo plano as propostas de cada um.
    E logo numa altura em que o país precisa de políticos que elevem o nível do debate…
    Esperemos que este incidente não se venha a reflectir muito nos resultados das Directas.
    Ana

  4. Anónimo

    Aguiar Branco é o novo Grande Mestre do xadrez nacional.

    Saiu com as pretas e deu xeque-mate à primeira a Paulo Rangel…

  5. José Barros

    Acho que a pequena “stunt” de Aguiar Branco prejudicou antes de mais o próprio que com ela abdicou completamente de lutar pela vitória. Aliás, quem viu JPAB no congresso, na entrevista da RTP e agora no debate verifica que a sua candidatura se transformou numa pura vendetta. É pena porque o homem gastou todo o seu capital político para o futuro com episódios que não o dignificam e que o desqualificam para o futuro como candidato a qualquer cargo no país e no partido. Enfim, o homem desperdiçou o pouco que amealhou nestes anos todos de leal serviço ao partido.

    Quanto a Rangel, acho que se saiu razoavelmente do debate. Dito isto, infelizmente, estou convencido de que vai perder. Primeiro, porque uma candidatura prepara-se com tempo e no terreno, ganhando votos nos roteiros da “carne assada”, tudo coisas que Rangel não fez. Segundo, porque não se coordenou com Aguiar Branco e está a pagar um preço caro por isso mesmo. Terceiro, porque o aparelho está maioritariamente com PPC e, mesmo sendo a decisão dos militantes livre, os sindicatos de voto contam muito.

    Isto dito, ganhando PPC, apresentam-se duas conclusões são possíveis:

    a) quase de certeza haverá eleições antecipadas, porque isso é absolutamente necessário para PPC (que não sobrevive a três anos na oposição) e porque convém a Sócrates. O interesse do PS na vitória de PPC é, aliás, facilmente explicável: por um lado, PPC apresenta um discurso mais liberal que é facilmente demonizável pela máquina socialista; por outro, tem um percurso controverso, que fará as delícias dos Abrantes que já devem ter dúzias de ficheiros com as ligações de Passos Coelho ao terrível Ângelo e a pessoas acusadas de corrupção e branqueamento de capitais. Donde, previsivelmente, Sócrates será reeleito, porque os eleitores não votam em quem lhes ameaça tirar benefícios e, para além disso, não tem um percurso impecável que contraste com o do PM (mal por mal, preferem o que já conhecem).

    b) na hipótese pouco provável de não haver eleições antecipadas, PPC é corrido antes de 2013 depois do desgaste a que será sujeito pelas “élites” do PSD. Este é o cenário menos mau para o PSD, porque não custa uma derrota eleitoral em legislativas e porque não sujeita o país a mais Sócrates do que aquele que merece. Claro que há um lado menos positivo neste cenário: esfrangalha ainda mais o partido com novas lutas internas pouco dignificantes.

  6. «é curioso que os apoiantes de Rangel, que nem sequer teve coragem para confirmar ou desmentir a noticia, dediquem cada vez mais tempo a Aguiar-Branco do que a Passos Coelho…»

    Isto dito por um apoiante do JPAB tem a sua piada já que o Aguiar Branco dedicou a campanha inteira a demonstrar a sua obsessão contra Paulo Rangel.

  7. Luís

    Caro Pedro:
    Eu não sou apoiante de ninguém pois nem sou do psd.
    O que não gosto é de ver meninos inteligentes a fazerem garotices e a quererem jogar à bola com os mais velhos e depois dizerem que eles chutam com muita força e dão caneladas.
    Estou farto de miudagem e entendo que Aguiar-Branco é o mais maduros e mais sólidos dos candidatos

  8. Miguel

    Tem de decidir se se chama “Luís” ou “Luigi”. Volta a tentar essa gracinha e fica bloqueado.
    Aconselho-o igualmente a moderar a linguagem.

    Não responda a este comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.