Encontro com um homónimo

 

 

Estou a ler este livro sobre a luta entre cristãos e muçulmanos pelo domínio do Mediterrâneo no século XVI. Solimão versus Carlos V e depois Filipe II. O Ocidente contra o Leste. O futuro e os novos oceanos, contra o passado e a crença do ‘Mar Branco’ como ainda o centro do mundo. Tudo normal, tal qual outra leitura qualquer, até que Solimão decide cercar a ilha de Rodes, então uma base da Ordem dos Hospitalários, e deparo-me com um homónimo: André Amaral, não conseguiu ser grão-mestre da ordem pois foi preterido para o velhote L’Isle Adam. O meu homónimo era português e pertencia ao sector espanhol da ilha. É interessante como um nome nos aproxima de uma personagem, a vários séculos de distância e com uma missão na vida onde não me viam nem pintado. Além do mais, de acordo com uma breve pesquisa que tive o cuidado de fazer, não era lá muito simpático e, fiquei com a ideia, também um pouco cruel. Não teve um fim muito agradável. Morto pelos próprios companheiros quando, já perto da rendição aos turcos, a paranóia de uma possível traição minou as relações entre cristãos. Mas um nome é um nome e nestas coisas a solidariedade impõe-se. Há quase quinhentos anos, um tal André Amaral respirou tempos de guerras agora idiotas. Guerras sem sentido e qualquer interesse. Alguém que se perdeu por algo que lhe parecia importante, mas que hoje ninguém lembra. Um nome que os poucos que lêem não registam, menos eu que achei graça.

Anúncios

One thought on “Encontro com um homónimo

  1. Ó André,

    diga-me, por favor, que está a ser irónico quando diz que a guerra que o seu homónimo travou era idiota, sem sentido, qualquer interesse, (…) que hoje ninguém lembra.
    É que hoje, infelizmente, um confronto entre Ocidente e Islão faz todo o sentido, tem todo o interesse, está na ordem do dia e é tudo menos idiota.
    E se não tivesse havido valentes como o André Amaral, ou outro, talvez não houvesse nada para defender hoje.

    Cumprimentos,

    ps: não sei se já conhece o http://www.bookdepository.com/; portes gratuitos, preços razoáveis. Já lhes comprei dois livros: chegaram em perfeito estado e dentro do prazo previsto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.