Alvacentos cálculos

Em cerca de 15 dias, os signatários do manifesto “Pela Democracia, Nós Tomamos Partido“, o manifesto de resposta ao manifesto “Todos pela Liberdade“, reuniram 3.330 assinaturas e juntaram 932 membros no grupo do facebook. Em 11 dias, uma vez que a petição “Todos pela Liberdade” já foi encerrada, o manifesto “Todos pela Liberdade” reuniu 10.823 assinaturas e juntou 6.000 membros ao grupo de facebook respectivo.

Como sou pouco dado a esta coisa de petições e manifestações, ainda para mais com recurso ao facebook (é o que dá ser de direita e ter pouca experiência nas ditas) não sei explicar a relevância que esta absoluta disparidade de números revela. Tendo até a achar que os números interessam pouco, já que a razão não reside necessariamente na maioria ou na minoria, pelo que estaria tão seguro do teor do manifesto “Todos pela Liberdade” quer tivessemos recolhido 100 ou 100.000 assinaturas.

Mas deixemos a explicação sobre essa enorme disparidade para aqueles que, pelos vistos, não só dão muita importância a estes números como também utilizam a blogosfera e o facebook para convocar concentrações, dando por isso a devida importância ao que estes números querem dizer. Ou querem lá ver que, afinal de contas, os números nem importam muito nesta coisa de avaliar a justeza da causa? Sobretudo depois de no passado Sábado uma certa manifestação – a que não me juntaria nem que me pagassem (sim, eu faço parte dos 1430 membros do grupo “Não há Pachorra para a Isilda Pegado“) – ter juntado alguns milhares de pessoas para descer a Avenida da Liberdade?

2 pensamentos sobre “Alvacentos cálculos

  1. A sério, Adolfo?
    Fizeram um grupo”Não há pachorra para a Isilda Pegado”?
    De facto, vê-la e ouvi-la na televisão transporta-me de imediato para os anos 70, tal como o infeliz protagonista de “Life on Mars”.
    Ana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.