Governar Atenas a partir de Bruxelas

Os rumores que aqui tinha mencionado vêm hoje a lume no Financial Times.

The European Commission will recommend on Wednesday that Greece’s socialist government should “cut average nominal wages, including in central government, local governments, state agencies and other public institutions”, according to a draft proposal.

[…]

The Commission’s recommendations will be passed to eurozone and EU finance ministers for approval on February 15-16, and Greece will have four months to show it is putting the measures into practice.

If it is judged not to have done so, the other 15 eurozone governments could under EU law impose financial sanctions. No country has been subjected to such punishment since the euro’s birth in 1999.

Curiosamente, não se fala em salvamento ou empréstimos bonificados à Grécia se cumprir este plano mas em penalizações se não o cumprirem. Provavelmente mais para meter medo do que outra coisa.

Espera-se um acolhimento caloroso destas medidas pelos gregos e respectivos sindicatos.

7 pensamentos sobre “Governar Atenas a partir de Bruxelas

  1. Eu duvido que a UE vá “salvar” a Grécia – além disso provavelmente obrigar a mudar os tratados, iria funcionar como um incentivo a Portugal, Itália, etc. para não controlarem a dívida.

  2. Acho que é exactamente por ser o primeiro que acho pouco provável – porque um “bailout” à Grécia iria, na prática, significar um bailout à Grécia+Portugal+Espanha+Itália+Irlanda+sabe-se lá o quê…

  3. Outra hipótese não totalmente descabida é colocar o preço do bailout de tal forma elevado que dissadisse à mesma os outros governos de procurar essa solução

  4. Salva-se sempre o primeiro, porque naquelas cabecinhas se salvarmos o primeiro então o mercado vai pensar que se salva todos. Como salvamos todos não há necessidade dos mercados punirem Portugal e Espanha logo, pensam aquelas cabecinhas, ao salvarmos a Grécia poupamos o dinheiro que iríamos usar para salvar Portugal e Espanha, ou seja, com menos euros salva-se mais malucos.

    Claro que isto nunca resulta, o que não os impede de tentar à mesma.

    Vai ver como o Hank Paulson tratou os bancos em 2007/8 e vês que é o mesmo raciocínio. Quando deixou a Lehman cair para o mercado não pensar que se ia salvar toda a gente, teve que ir emendar a mão no dia seguinte… afinal não era bem aquilo que ele queria que o mercado pensasse 🙂

  5. “Salva-se sempre o primeiro, porque naquelas cabecinhas se salvarmos o primeiro então o mercado vai pensar que se salva todos. ”
    Chegamos a esta situação precisamente por causa disso. Acho que eles sabem isso. Pelo menos espero que sim. E o custo vai ser demasiado alto para repetir esse jogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.