Santo Deus…

Eu pergunto-me o que leva alguém a escrever isto. Só mesmo no Jugular:

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Afinal, toda a gente quer emprestar dinheiro à Grécia

João Pinto e Castro

Os investidores internacionais tentaram ontem aplicar 20 mil milhões de euros em obrigações do Estado grego, um valor quatro vezes maior do que a oferta.

Possíveis conclusões:

1. Com esta desproporção entre oferta e procura, é evidente que os gregos poderiam ter angariado a mesma quantia pagando uma taxa de juro consideravalmente mais baixa.

2. As notícias alarmistas que correram nos últimos dias na imprensa internacional pressionaram o Estado grego no sentido de oferecer juros mais atraentes – o que, como agora se viu, não era preciso.

3. Percebe-se que quem compra obrigações em grandes quantidades tenha interesse em alimentar a especulação contra estados soberanos.

4. As agências de rating e os media que contribuem para a criação de um  estado de alarme tornam-se suspeitos de cumplicidade com esses movimentos especulativos.

Pensem nisto.

6 pensamentos sobre “Santo Deus…

  1. Basico

    Estes tipos do Jugular sao a tabula rasa do homem de inteligencia. Falam Falam Falam sem perceberem um corno do que estao a falar.

    Se eu quizesse falar com gente deste calibre ia ao fim de semana ver a bola ou passava os meus fins da tarde nos cafes do colombo a ouvir desconhecidos.

  2. Desconheço também como é feito esse processo (oferta de dívida pública). Uma explicação que servisse de argumento contrário à citação era muito bem vinda.

  3. Nuno,

    Quando é emitida a dívida vai a leilão, do tanto sucesso que se fala e que até tiveram mais financiamento do que o plano original é importante dizer que a Grécia acabou por dar um bónus de 0,3% nos bonds a 5 anos dando um yield final de 6,2% … quase igual ao yield a 10 anos.

    Quando se diz que tentaram aplicar 20 mil milhões e os Gregos só quiseram 8 não é certamente por desprezarem os restantes 12 mas por estes serem a taxas de juro que realmente não convinham ao Governo local.

    Portanto, ponto 1 não percebe como é feita a procura e oferta entre quem quer emprestar e quem quer pedir emprestado. O ponto 2 é mesmo mentira porque o governo grego acabou por pagar mais juros do que realmente se propunha inicialmente (os tais 0,3% que mencionei anteriormente).

    O ponto 3 evidencia que sabe tanto o que é um especulador quanto Sócrates quando em plena AR disse “não sei o que é o short selling mas sou contra”. E o ponto 4 é apenas o culminar de todas as besteiras anteriores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.