Portugal a leste


(Fonte: The Economist)

5 pensamentos sobre “Portugal a leste

  1. Jose Simoes

    Escolheram ALGUNS países a E e escolheram alguns países a W (e não outros)

    Deram dados de 2010 (mas não dos, digamos, 5 anos anteriores). E são previsões. Ainda há alguém que acredite em previsões económicas?

    Assim prova-se o que se quer…

    E ponham os olhos na Estónia. Eram os maiores ainda há 1 par de anos. Mas o efeito dopante de sairem do domínio soviético, não durou para sempre.

    José Simões

  2. Fernando S

    Não percebo bem o que se pretende sugerir …
    Desde ha muito que Portugal esta na cauda da Europa de Oeste. Em particular, no que se refere ao rendimento per capita. Uma ligeira convergencia com a média dos paises da UE nos anos 80 e 90, em parte perdida nos ultimos anos, não alterou a posição relativa do pais.
    Anteriormente ao fim do comunismo soviético, Portugal tinha melhores indicadores de nivel de vida do que a maioria dos paises de leste, sobretudo pelo facto de … não ser comunista ! Desde então, com mais liberdade e capitalismo, e como seria de esperar, os rendimentos per capita dos paises de leste cresceram a ritmos superiores aos da generalidade dos outros paises desenvolvidos, Portugal incluido.
    No que se refere à classificação apresentada relativamente à corrupção, ve-se que que a generalidade dos paises de leste continuam a ter um posicionamento relativo pior do que a generalidade dos paises oeste europeus. A surpresa não é tanto a posição de Portugal mas antes as performances da Estonia e da Eslovénia. Com a 35° posição, Portugal permanece bem acima da generalidade dos paises de leste, não esta assim tão longe de um dos principais paises ocidentais, a França (24°), e até esta muito melhor do que outro, a Italia (63°). Teria interesse verificar como evoluiu historicamente este posicionamento. Não creio que fosse muito melhor no passado.
    Por sinal, no que se refere aos déficits publicos previstos para 2010, o que o quadro mostra é que os “easterners” até estão melhor do que os “westerners”, Portugal incluido. Mesmo assim, Portugal (-7% do PNB) não estaria muito pior do que a Alemanha (-6%) e até estaria menos mal do que a França (-9,2%).
    O que, naturalmente, não é uma consolação, tanto mais que para voltar a recuperar em rendimento per capita, Portugal teria de fazer bem melhor do que os outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.