É a vida

Por mais que custe a José Sócrates, é no actual quadro parlamentar – e não noutro – que vai ter de governar. O nosso regime dá competências legislativas ao governo, mas as questões fundamentais têm de merecer o crivo da Assembleia da República, e ratificação presidencial.

E pode José Sócrates bociferar, protestar, que não vai a lado nenhum, pois à maioria dos Portugueses agrada que o Parlamento exerça os seus poderes; e tem razões para isso: veja-se o caso dos professores; na anterior legislatura, o PS, com maioria absoluta, empurrou a relação com os professores para o pântano. Recentemente, os impasses foram ultrapassados, em negociação com o PSD. Como bem se vê, é perfeitamente possível governar com este Parlamento, desde que o PS perca o instinto do “posso, quero e mando”.

Nos diplomas fundamentais que aí vêm, é bom que o PS seja capaz de ter uma postura construtiva, na substância e na atitude, porque o país e os cidadãos não vão perdoar “birras” ao senhor Primeiro-Ministro.

5 pensamentos sobre “É a vida

  1. “o PS […] empurrou a relação com os professores para o pântano”

    Isso não é bem assim. Para o pântano foi a relação com os sindicatos de professores. E foi a relação com os professores mais idosos, aqueles que detêm o poder, nomeadamente nos sindicatos. Os professores mais jovens, em geral, segundo creio, viram com bons olhos as medidas do governo anterior.

    (Eu não pensava que o RAF tivesse tão boa opinião dos sindicatos e acreditasse tão piamente que eles de facto representam uma classe profissional na sua totalidade.)

    Quando o RAF falar com um professor, tenha em atenção se ele é jovem ou idoso. As opiniões dos professores dependem dramaticamente desse fator.

    “os impasses foram ultrapassados, em negociação com o PSD”

    Não foram ultrapassados. Os sindicatos dos professores não estão nada satisfeitos, porque o governo continua a não querer deixar os professores subir automaticamente na carreira. Isto vai voltar a dar estrilho. Quero ver nessa altura de que lado é que se porá o PSD:

  2. “Por mais que custe a José Sócrates, é no actual quadro parlamentar – e não noutro – que vai ter de governar.”

    Não é obrigado a isso. Pode perfeitamente demitir-se. E obrigar o presidente da república a designar para primeiro-ministro quem o derrubou. A Manuela Ferreira Leite tem tanto direito de formar um governo minoritário como o José Sócrates. Nada impede que Sócrates se demita e que Cavaco, sem poder dissolver o Parlamento, seja obrigado a pedir à Manuela que forme governo. Certamente que ela, com o prestimoso apoio que obterá do PCP e do BE, fará uma brilhante figura.

  3. lucklucky

    O PSD está servir de muleta ao PS desde que começaram as eleições. Veja-se agora o TGV. Nem um pio. Há poucas semanas MFL já disse que o defice não é importante ao contrário do que disse na campanha. Resumindo só um intelectual ou alguém muito desatento é que consegue ser enganado pela MFL e por este PSD…

  4. “Nada impede que Sócrates se demita e que Cavaco, sem poder dissolver o Parlamento, seja obrigado a pedir à Manuela que forme governo.”

    Que o Sócrates se demita, ninguém realmente o pode impedir (o meu medo é que dentro do PS o obriguem mesmo e se safem com isso).
    Agora nada obriga Cavaco a nomear MFL.
    Isto cá não há moções de censura construtivas (não sei se que é assim que se diz).
    .

  5. “Nos diplomas fundamentais que aí vêm, é bom que o PS seja capaz de ter uma postura construtiva, na substância e na atitude, porque o país e os cidadãos não vão perdoar “birras” ao senhor Primeiro-Ministro.”

    o pinto de sousa não está nada preocupado, é mero show-off… sabe que pode sempre contar com o sr. silva para lhe assinar de cruz todos os disparates que lhe põe na frente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.