Coincidências que tramam

Portugal registou, na semana entre 23 e 29 de Novembro, 28 suspeitas de reacções adversas à vacina contra a gripe A (H1N1), das quais dez foram classificadas como graves.

“Este facto não significa necessariamente que essas reacções tenham sido causadas pela vacina. Na verdade, poderá tratar-se de uma mera coincidência temporal”, ressalva o Infarmed no documento.

Contas rápidas:

Tendo em conta que já foram vacinados 96 mil portugueses, e que a GSK assume que uma em cada dez mil pessoas que tomar a vacina tem probabilidade de desenvolver problemas muito graves (entre os quais vasculite e paralisia neurológica conhecida por Síndrome de Guillian-Barré), não há nada de implausível na relação causal entre os 10 (9,6) casos graves e a vacinação, sendo essa, pelo contrário, expectável. Dos portugueses já vacinados, é provável que até 96 pessoas tenham tido reacções alérgicas que impliquem descida abrupta da pressão sanguínea, hemorragia, e dores severas.

4 pensamentos sobre “Coincidências que tramam

  1. « a GSK assume que uma em cada dez mil pessoas que tomar a vacina tem probabilidade de desenvolver problemas muito graves »
    Não será antes <1/10.000? Faz toda a diferença para o seu raciocínio…

  2. elisabetejoaquim

    Não. O meu raciocínio é que o próprio laboratório que produz a pandemrix fornece dados que não são referidos pelas autoridades de saúde, logo que não é de todo irracional pensar-se que existe relação entre a vacina e as reacções à mesma com as autoridades tendam vincular. Em casos de problemas muito graves a probabilidade inclui obviamente um número perto de 1. No caso dos problemas simplesmente “graves” a probabilidade é muito maior (aé 10 para 10 000), e são esses que o post relata e que o próprio Infarmed está a estudar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.