Democracia não é sinónimo de liberalismo (2)

A consulta em que os suíços votaram para proibir a construção de minaretes foi ontem criticada pela Liga Antidifamação, um grupo judeu que apela ao Governo helvético para “estar vigilante na sua defesa da liberdade de religião”.A Liga lembra que esta “não foi a primeira vez que o voto popular suíço serviu para promover a intolerância religiosa”. “Há um século, um referendo suíço baniu o ritual judeu de matar animais, numa tentativa para expulsar a população judaica”

LEITURA COMPLEMENTAR: Democracia não é sinónimo de liberalismo

12 pensamentos sobre “Democracia não é sinónimo de liberalismo (2)

  1. JJ Pereira

    Por que é que a Liga , sem dúvida deliberadamente, nos quer fazer crer que não percebe o cerne da questão?…

  2. Al

    VIVA A SUIÇA!!!!!

    Estes judeus têm cá uma piada… vergonha têm nenhuma. Eles que olhem para a “tolerancia” no seu país antes de querer dar ordens em casa alheia.

  3. CN

    Creio que actividade de proselitismo (actividade de conversão ao cristianismo ou outra) em Israel não é permitida de alguma forma.

  4. Miguel

    Falar-se aqui de “intolerância religiosa” é um abuso, é um equívoco, é um desvio do essencial.
    Estas vistas curtas de Ligas e Grupos religiosos também já saturam. Só colaboram para manter o equívoco de base. Há ou não liberdade religiosa na Europa, há ou não templos religiosos, as mesquitas?

    O que é que essa questão particular, de há um século não se poder abater animais, que seria banir um ritual judeu, tem a ver com esta questão dos minaretes?
    É que não consigo compreender as críticas ao referendo suiço a propósito da sua liberdade territorial e cultural. Ou já foram “colonizados”? Não é o que criticamos historicamente nos processos de colonização?

  5. Daniel Azevedo

    Miguel

    Não vale a pena!
    Não notou pelo teor dos comentários ao seu outro post a “tolerância” e liberalismo da malta?
    Os judeus sabem muito bem o que significam estes “referendos”…
    Começam no voto sobre a “arquitectura estilo helvético” e acabam na “kristal nacht”.

    Cumprimentos

  6. CN

    “CN: Proibida por lei?”

    Não sei, parece-me que por exemplo os cristãos evangélicos nunca andaram ou andam por lá, segundo o que me lembro de ter lido.

  7. jonhy

    Continua a divagação. A propósito das criticas aos suiços pq é que não publicam os inquéritos feitos pelos principais jornais em França, Alemanha, Espanha e Itália ? 80% dos inquiridos disseram que se tivessem um referendo identico nos seus paises votariam no mesmo sentido….isto significa que os europeus são na sua maioria racistas e xenófobos ? ou que o islão é uma religião intolerante ? desafio-os a publicarem esses resultados num próximo post.

  8. Al

    Fizeram muito bem os Suiços em banir a schechitah. Rituais que envolvam “judiar” com os bichos não têm nada de espiritual e tudo de bárbaro.

    Antes de responderem vejam aqui o que é o abate ritual judeu e depois reflitam se banir este tipo de actos não é prova de civilização.

    E para não dizerem que é por não gostar dos “coitadinhos” dos judeus, a tourada pode ir para o mesmo caixote do lixo. Nothing personal, just business.

  9. Marco Silva

    Proibir a matança ao povo escolhido…Moisés deve estar às voltas no túmulo.
    Já o pessoal que referenda o plano urbanístico é nitidamente uma corja de infiéis, devem todos morrer mal apareça a fatwa correspondente. Não perdem pela demora.

  10. Creio que o que é proibido por lei em Israel é “oferecer ou prometer dinheiro ou outro beneficio para levar alguém a mudar de religião” e “mudar de religião em troca de dinheiro ou outro beneficio”; no entanto, há quem considere que, se as autoridades quiserem mesmo levantar obstáculos a alguma igreja cristã, podem argumentar que oferecer bibilias ou crucifixos é “oferecer beneficios”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.