De certeza que o dito estudo não é uma piada? Daquelas de mau gosto?

Estes estudos causam-me náuseas. Um grupo de peritos elaborou um relatório sobre fiscalidade e, sem surpresa (estamos em Portugal), tirando a proposta de diminuição do IVA (para 19%, nem sequer para 17%, taxa que existia até 2002) e a extinção doIMT, o que propõe é aumentar impostos (mais-valias bolsistas, alguns bens de consumo…). Isto além de pretenderem complicar mais o IRS, algo que geralmente as organizações internacionais nos sugerem que seja simplificado, para, provavelmente, se conseguir mais uns tostões para o Estado (novamente: aumentar impostos).

Estas propostas, num país em que o que Estado gasta anualmente já deverá ultrapassar metade do PIB, deveriam levar a que as autoridades receassem motins. Em vez disso, estes estudos são recebidos como se, na nossa circunstância, fossem contributos que sequer valessem a pena debater. É por esta razão que estamos estagnados há dez anos, que somos ultrapassados por quem saíu há meia dúzia de dias de regimes comunistas: porque gostamos de ser abusados por quem pode; porque somos parvos.

9 pensamentos sobre “De certeza que o dito estudo não é uma piada? Daquelas de mau gosto?

  1. “o que propõe é aumentar impostos”

    Propõe eliminar um imposto, o IMT (antiga sisa). O que seria de facto uma excelente medida, dado tratar-se de um imposto profundamente estúpido.

    Quanto à tributação das mais-valias bolsistas, eu diria que isso é uma aplicação da “taxa plana”. Se uma pessoa paga um imposto de x% (no caso concreto, 20%) sobre os ganhos com depósitos a prazo, então também deverá pagar o mesmo imposto de x% com os ganhos de ações. Uma pessoa que defenda a “taxa plana” (como é o meu caso) não pode simultâneamente defender que certos rendimentos deixem de ser tributados.

  2. lucklucky

    Sim mas nesse caso só se tributam os rendimentos. Não há razão para o Dono/Trabalhador da empresa pagar IVA que na prática são os clientes que pagam e ainda por cima pagar IRS.

  3. lucklucky

    Entretanto prepare-se para quando Cuba nos ultrapassar é que estas simples considerações Neo-liberais do Raul Castro ainda cá não chegaram:

    …Since he took office early last year, Raúl Castro has been saying that the country’s severely battered economy needs fixing. In a widely quoted August speech, Castro said Cuba was spending more than it made.

    “Nobody, no individual nor country, can indefinitely spend more than she or he earns. Two plus two always adds up to four, never five,” he said. “Within the conditions of our imperfect socialism, due to our own shortcomings, two plus two often adds up to three.”…

    http://www.mcclatchydc.com/255/story/77132.html

  4. Carlos Duarte

    Caro lucklucky,

    Não percebi essa do dono pagar IVA…

    Quanto a pagar IRS… também não percebi.

  5. lucklucky

    Mea culpa, quis dizer que há uma tributação de transacções que não é mais que uma duplicação. Os impostos deveriam ser só sobre os rendimentos. E evidentemente taxas sobre os serviços.

  6. Carlos Duarte

    Caro lucklucky,

    Ok, percebi! Pessoalmente (apesar de achar impraticável), acho que os impostos deveriam ser só sobre o consumo e não sobre os rendimentos.

  7. A. R

    É a receita da contabilista Elena Salgado em Espanha: subir impostos é de esquerda, pagar impostos é bom, mais um pequeno esforço de solidariedade (1000Euros ano para quem ganha salário médio) e as pessoas até ganham com isso.

    Estes “Zés das Medalhas” vão morrer afogados em tanta moeda.

  8. Maria João Marques

    Luís Lavoura, tem razão quanto à extinção do IMT, tinha-me escapado no post. Já corrigi

    Quanto à flat tax, o que se propõe não é taxar tudo a 20%; os rendimentos do trabalho continuariam a ser taxados nos vários escalões; as mais valias seriam taxadas a 20%. Isto é um aumento de impostos, não uma mudança para uma flat tax. Para mais num género de transacções de que é fácil fugir ao imposto, sobretudo se se for um grande investidor bolsista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.