A “superioridade moral” da esquerda

“Os Incorruptíveis” de Rui Albuquerque (Portugal Contemporâneo)

O Prof. Cardoso Rosas tem ultimamente abusado da paciência dos leitores do i com uma abundância generosa. Mas, hoje excedeu os limites, ao estabelecer mais uma das suas já célebres dicotomias sociológicas entre esquerda e direita, desta feita caracterizada pela falsa “moralidade” supostamente reclamada pela direita e por uma evidente superioridade intelectual da esquerda.(…) [o] exemplo maior da superioridade moral na política, de que ele se deve, de resto, orgulhar: o velhinho Maximilien Robespierre, o “Incorruptível”, o virtuoso dirigente do Comité de Salvação Pública, homem acima de qualquer suspeita que apenas queria moralizar a República, e que, entre 1794 e 1795, se entreteve a guilhotinar centenas de “corruptos” sem moral. Gente estúpida de direita, sem dúvida, guilhotinada pela melhor inteligência da esquerda.Andam por aí, de resto, alguns virtuosos que o fazem lembrar, e que sacrificadamente se sentarão ao lado do Eng. Sócrates, caso ele venha a chefiar o governo saído das próximas eleições, para generosamente se dedicarem a distribuir as nossas liberdades e riquezas.

7 pensamentos sobre “A “superioridade moral” da esquerda

  1. Visto de Fora

    Não existe superioridade moral, quer à esquerda quer à direita, como qualquer ser pensante sabe. Existem ideologias e pessoas que se identificam e (infelizmente) na maioria dos casos se diluem nos programas internos diversamente coloridos!
    Para dia 27 (santa ingenuidade a minha)…Seja bem vindo quem vier por bem!

  2. Rui Albuquerque considera que expôr visões do mundo político contrárias às dele – nomeadamente a visão de que o liberalismo é uma ideologia política essencialmente de esquerda – é abusar da paciência dos leitores. Isto dá bem ideia de quão verdadeiramente liberal Rui ALbuquerque é. Abusos, não!, afirma ele, no seu amor à liberdade.

  3. Diz que o Lenine também era incorruptível, apesar de mandar fuzilar e exterminar a torto e a direito, mas era incorruptível e esses sacanas desses kulaks estavam mesmo a pedi-las. Onde é que já se viu, um gajo ser proprietário de duas galinhas poedeiras e meio hectare de favas?

  4. O Alberto João diz que o Sócrates é o “carrasco da Madeira”. Este elogio de Rosas a Robespierre pode ser o prenúncio de um acordo com o PS?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.