It’s official!

Ministra responsabiliza comunicação social pela baixa a Matemática

Primeiro o incidente com Manuel Pinho. Agora isto. O governo está em plena silly season.

11 pensamentos sobre “It’s official!

  1. Pizarro

    Luís Lavoura

    Devia ganhar coragem e sair do armário. Assuma-se e filie-se no PS do seu querido líder.
    Não se pode dizer nada sobre o governo, que vem logo um porta-voz a desculpa-lo com os outros.

  2. A média do exame nacional de Matemática A, 12.º ano, desceu de 12,5 para 10 valores, tendo mais do que duplicado a taxa de reprovação à disciplina […] Para a tutela este resultado traduz “menos investimento, menos trabalho e menos estudo” do lado dos alunos, na sequência da “difusão da ideia que os exames eram fáceis” por parte da comunicação social.

    Ou seja, para a Ministra da (Des)Educação, os resultados bons devem-se ao aumento de capacidade dos alunos, e não ao facilitismo verificado em várias provas. No mesmo ano, com os mesmos alunos, quando os resultados são maus, a culpa volta a ser dos alunos, da sua incapacidade.

    Em nenhuma das situações, Maria de Lurdes Rodrigues tem qualquer responsabilidade. Sendo assim, mais 3 pontos para a Ministra na Superliga “incompetente-mor”.

  3. Pizarro,

    eu não sou filiado no PS, há duas dezenas de anos que não voto em ninguém do PS, e as minhas opiniões políticas, que estão manifestadas no meu blogue, incluem muitas críticas ao PS. No entanto sou da opinião que, entre o PS e as oposições que temos, o PS tem pelo menos a vantagem de ser competente a fazer coisas. As oposições, pelo contrário, não só têm ideias erradas como, ainda por cima, são incompetentes e inoperantes – foi o que se viu nos últimos governos PSD-CDS.

  4. Eu acho engraçado os liberais que, por um lado fazem como o João Miranda e dizem – em minha opinião corretamente – que as coisas acontecem por culpa da sociedade civil e não devido à atividade do governo, mas que, por outro lado, procuram culpar o governo de todos os males que acontecem.

    A minha opinião é que de facto os conhecimentos de matemática dos alunos portugueses são muito maus, mas em grande parte isso não é culpa do governo que está em funções. Por exemplo, se os professores de matemática são maus, isso é porque a sua formação, realizada há dez ou vinte anos atrás, foi má – o governo atual dificilmente pode corrigir a situação de um dia para o outro.

    Estas coisas da educação de um povo demoram muito tempo – décadas – a melhorar ou a piorar. Não são obra de um só governo, longe disso.

  5. “Por exemplo, se os professores de matemática são maus, isso é porque a sua formação, realizada há dez ou vinte anos atrás, foi má – o governo atual dificilmente pode corrigir a situação de um dia para o outro.”

    Luís Lavoura

    Tem toda a razão nesse aspecto.
    Mas então quando aparecem resultados “melhores” o governo actual também não se devia vangloriar disso, não lhe parece?
    E já agora, consegue vislumbrar alguma medida do “governo actual” para que daqui a 20 anos a situação seja diferente?
    Quando eu vejo escrito nos manuais dos meus filhos, que a raiz quadrada se calcula utilizando a tecla x da calculadora y, não me parece que se esteja a fazer grande coisa para mudar o paradigma.
    .

    .

  6. FMS

    Off-topic, esta fica aqui para memória futura:

    “Já a Direcção-Geral de Saúde garante que não faz sentido os pais das crianças ficarem isolados. “Não há riscos se não tiverem sintomas”, justifica a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicando que não se pode obrigar ninguém a ficar em quarentena.”

    Quem assim falar não lê, é desinformado, ignorante, irresponsável e um criminoso em potencial, porque há confirmadamente centenas de portadores assintomáticos da gripe H1N1 que nao exibem sintomas e continuam a disseminar o virus.

  7. E para alterar o paradigma da incapacidade de cálculo mental das gerações mais jovens não são precisos 20 anos, bastam os 4 anos duma legislatura.
    E isto não é nenhuma embirração minha contra as calculadoras, já começo a ler actualmente muitos artigos de pedagogos a defender isso mesmo
    .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.