Sócrates está a tentar transformar-se em Guterres

só faltou mesmo ter deixado crescer uma melena de cabelo e, de cinco em cinco minutos, colocá-la no sítio com a sua mão.

A entrevista de ontem de Sócrates foi um produto deveras curioso. A entrevistadora não tinha ideia do que ali fazia, deixou Sócrates afirmar as maiores mentiras sobre o país e a sua governação com ar impávido, sem qualquer contraposição e até chegou a perguntar, com evidente preocupação, quanto tempo poderia o governo “manter estes níveis de assistência” às famílias e às empresas. A sorte vem de dois lados. Primeiro, Sócrates fica ainda mais postiço quando se disfarça de Guterres. Não tem jeito para este ar do “parte-se-me o coração”, do “fere a minha sensibilidade e os meus valores mais profundos”, do perceber muito bem toda a gente que contesta, enfim, do homem de coração aberto a todo o sofrimento do mundo.  Pareceu os pinguins do filme Madagáscar, cujos lemas para esconderem as reais intenções são “sorrir e acenar” e “queridos e fofos”. Não cola e chega mesmo a inspirar gargalhadas. Segundo, com o registo ausente de Ana Lourenço, Sócrates ficou uma hora inteira, em registo meloso, a reafirmar todas as boas reformas que o seu governo fez e mais ninguém encontra mesmo quando procura afincadamente, todas as boas decisões por oposição aos pequeninos erros cometidos (sendo que Sócrates se diz “muito satisfeito comigo” mas fala sempre em nós quando refere algum aspecto menos bom do seu imaculado governo), todas as boas ideias que tem para contrariar a crise e que ninguém pode duvidar que são verdades universais (até elogiou Salazar e, implicitamente, as autoestradas de Cavaco Silva que na entrevista anterior haviam sido feitas sem análise custo-benefício). Em suma, Sócrates continuou a reafirmar o seu país irreal, a sua ilusão sobre os seus efeitos e que estão cada vez mais desligados da realidade.

7 pensamentos sobre “Sócrates está a tentar transformar-se em Guterres

  1. Vitor Correia de Azevedo

    Penso que falta uma conclusão ao seu artigo , ao estilo “moral da história”.
    Afinal mudar é bom ou mau?
    Se na noite das eleições Sócrates diz que não muda, é mau.
    Se agora Sócrates decide mudar o seu estilo para “meloso” e ” eu sou um coitadinho e todos me querem mal, sou um incompreendido”, está mal.
    Se é assim, o seu comentário deveria só dizer – pinte-se da cor que quizer, eu não suporto Sócrates.
    Tudo o resto é pura perda de tempo.

  2. nuno granja

    * Vitor Correia de Azevedo..
    Mau mesmo é um Pm ter tempo de antena disfarçado de entrevista.

    Se fosse uma entrevista a sério pelo menos tinham perguntado sobre que país estavam a falar, pois ficamos sem saber, embora com inveja por não vivermos lá.

  3. Vítor, pode ter a certeza que não gosto de Sócrates, qualquer que seja a forma sob a qual se apresente. Nunca poderei gostar da forma porque não gosto da substância. A mudança não é boa nem má, porque a substância não mudou. É simplesmente ridícula.

    Nuno, concordo em absoluto. Mas de tão descarado, acho que correu mal.

    Sérgio, duvido que cole.

  4. Ó Maria João, ainda se lembra desse pormenor da melena que G. compunha entre duas frases? Acredita que só me lembro mesmo desse tique? E de umas contas de cabeça…?
    Quanto ao PM, nunca acreditei que mimetismos de última hora funcionem mesmo com cidadãos tendencialmente crédulos…
    O que sempre achei mesmo preocupante foi a ficção nacional, no poder, e num país tão endividado como o nosso e em franca decadência cultural, ética e moral.
    Como muito bem aqui nos diz, Maria João:
    “Sócrates continuou a reafirmar o seu país irreal, a sua ilusão sobre os seus efeitos e que estão cada vez mais desligados da realidade.”

  5. Maria João Marques

    Ana, é verdade, as contas do PIB são outro ex-libris de Guterres.
    “O que sempre achei mesmo preocupante foi a ficção nacional, no poder, e num país tão endividado como o nosso e em franca decadência cultural, ética e moral.” Concordo em absoluto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.