1. Estou com o André: gostei da oposição de Rui Rio e outros sociais-democratas ao disparate da criminalização do enriquecimento ilícito proposta pelo PSD. Não terão sido muito leais a Manuela Ferreira Leite, é certo, e isso não é bonito em ano de eleições, mas valores mais altos se levantaram. Em todo o caso, o chumbo do projecto-lei pelo PS teve outra vantagem além de não legalizar a inversão do ónus da prova: revelou que o PS, desde que possa taxar o enriquecimento ilícito, não se preocupa com a parte do ilícito.
2. Eu sei que estamos quase, quase, quase no fim-de-semana seguinte mas não posso deixar de referir, a propósito de disparates fiscais, algo que li nos jornais do último fds: o eminente Vera Jardim propõe a reintrodução do imposto sucessório. A gente sabe que há quem viva ainda com o lema “os ricos que paguem a crise” (mesmo não havendo ricos suficientes por cá e quem paga acabar por ser a classe média) e que não entende a importância da acumulação de capital para o desenvolvimento de um país, por isso eu só pergunto: quando vão os socialistas parar de inventar impostos para aumentarem/criarem/recriarem/reciclarem/reutilizarem/renomearem?