Euribor + Spread

Aqui há dias, o Jornal de Negócios noticiou que os “spreads” cobrados pelos bancos em novos contratos de crédito à habitação subiram 300%. Isto com base em informações do INE que indicavam que a diferença entre os juros médios cobrados em novos contratos e as taxas EURIBOR médias no mesmo periodo subiu de 0,46 p.p. em Outubro de 2007 para 1,7 p.p. em Janeiro deste ano.

“Malandros dos bancos!”, pensaram os leitores do jornal. “Isto precisa de ser explicado!”, terá pensado Luis Nobre Guedes. “Há que nacionalizarrr!”, terá proclamado, indignado, Francisco Louçã.

O que devia realmente indignar as pessoas, no entanto, é que as políticas económicas seguidas pelo actual governo são em grande medida responsáveis por um aumento ainda maior, no mesmo periodo, dos “spreads” pagos pelo estado português nas suas emissões de obrigações, em relação às suas correspondentes alemãs. Sendo o peso do estado cerca de metade da economia nacional, não é surpreendente que o aumento do custo de crédito se repercuta nos bancos e, por conseguinte, nos novos créditos à habitação.

É que a EURIBOR não é a taxa média a que se financiam os bancos portugueses. A EURIBOR é a taxa média a que um conjunto paneuropeu de bancos empresta dinheiro entre si. O único banco português que faz parte deste conjunto é a Caixa Geral de Depósitos. Desconfio que hoje em dia nenhum banco português consiga crédito interbancário com valores próximos da EURIBOR. Não me surpreenderia se me dissessem que os próprios bancos têm “spreads” de 1 p.p. (ou mesmo acima).

3 pensamentos sobre “Euribor + Spread

  1. js

    O artigo é bastante confuso e talvez errado e tem o velho erro da variação da variação de pequenas quantidades.

    Se o spread passa de 0% para 0.01%, aumenta, digam lá quanto, em percentagem?

    José Simões

  2. Luís Lavoura

    “Desconfio que hoje em dia nenhum banco português consiga crédito interbancário com valores próximos da EURIBOR.”

    Eu também desconfio, e isso nem se aplica apenas a bancos portugueses.

    Por exemplo, o banco Barclays cá em Portugal oferece aos aforradores portugueses taxas de juro superiores à Euribor. Eles próprios (do Barclays) me disseram que não são só eles que o fazem, e que o fazem porque precisam de oferecer taxas superiores à Euribor para consegirem atrair os aforradores.

    Qualquer passeio pelos diferentes bancos portugueses constatará que muitos oferecem produtos de poupança seguros (depósitos a prazo, etc) com taxas superiores à Euribor.

    É claro que, se os bancos captam poupanças a taxas superiores à Euribor, só poderão conceder empréstimos a taxas (ainda mais) superiores à Euribor.

  3. Jose Simoes

    “Por exemplo, o banco Barclays cá em Portugal oferece aos aforradores portugueses taxas de juro superiores à Euribor”

    Eu cá nunca vi isso (e, claro, não tomo em consideração o imposto). Mas se me poderem informar onde isso é eu sou capaz de aparecer por lá… E penso que o Barclays se financia ao nível da CGD (mas isso não sei).

    E claro MUITO frequentemente são anunciados juros muito superiores aos juros realmente pagos através de juros variáveis ao longo do empréstimo, juros à cabeça, e outras coisas que não são óbvias para toda a gente o que é uma ilegalidade, das muitas que os bancos fazem. (seria um livro para contar o que já se passou comigo, e limito-me a gerir os meus parcos recursos, mas garanto que uma vez tentaram pagar-me menos que o dinheiro colocado no início numa conta à ordem com taxa fixa – não era juros à cabeça)

    É claro que podem oferecer juros muito bons se estiverem envolvidas outras operações.

    À uns 8 meses atrás negociei uma taxa muito superior à Lisbor AGORA.

    E claro juros fixos superiores à Euribor, a muito longo prazo, são bom negócio se os bancos pensarem que a Euribor vai subir, o que me parece possível.

    José Simões

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.