Hubris

Li por alto as propostas que MFL apresentou hoje em nome do PSD e sou de opinião que a melhor proposta seria uma folha em branco. O Governo devia era tratar de pôr a Justiça e os Tribunais a funcionar e assegurar que os agentes do Estado acabam com desperdícios. Não sendo assim e já que têm que fazer alguma coisa pede-se, ao menos, alguma humildade.
O problema das propostas do PSD é o mesmo que muitas do PS: a arrogância, o Fatal Conceit hayekiano Não há maneira de o estado saber quais são as empresas ou os sectores com futuro; o estabelecimento de condições como por exemplo a isenção de TSU para empresas fundadas por pessoas com menos de 35 anos são sempre arbitrárias, sem qualquer critério de racionalidade económica ou de justiça além de potencialmente fomentarem a concorrência desleal e a corrupção; a descida de dois pontos percentuais na TSU é incompreensível se dizem querer defender as pequenas empresas porque, para isso, mais vale não mexer nessa taxa e olhar com olhos de ver para as dezenas de taxas, taxinhas e impostos escondidos. Para as empresas com menos de 10 trabalhadores, que são as que estão à toa, esses dois pontos percentuais podem ser menos que o que pagam em Imposto de Selo e taxa do lixo. Esta redução interessa a partir de uma determinada massa salarial (não fiz as contas) logo, não é bem para os pequenos; etc, etc.
As boas medidas, as que têm o efeito de alisar o terreno de jogo e salvaguardar os interesses de empresas e trabalhadores são medidas gerais, que não tenham um destinatário particular, como duas das propostas: 1) acabar com o PEC e 2) a conta corrente com o Fisco mas para todos, pequenos, grandes e particulares, se o fizerem só para alguns é certo e sabido que as consequências serão muito diferentes das esperadas(?).
Em suma, se têm que ter um plano de medidas: keep it simple, stupid! e geral. Alguma humildade é o que poderia distinguir o PSD das galinhas sem cabeça do PS.

Anúncios

9 thoughts on “Hubris

  1. JMG

    Na zona da mouche sim, mas não seria melhor listar as outras medidas benéficas, como a relativa à restituição do IVA? Senão, fica-se com a ideia errada que das vinte medidas só duas se aproveitam.

  2. JMG,estas medida são só exemplos, há pelo menos mais duas benéficas e outras tantas que se inscrevem na mesma arrogância.

    Luís, não é o Pagamento por Conta que esse é uma vaca sagrada e acaba de ser aumentado para 90%, é o PEC.

  3. Pingback: Leituras: « BLASFÉMIAS

  4. Pingback: Hubris (2) « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s