Mais uma aposta governamental na criação de emprego

O comunicado do governo em que se dá conta da aprovação da obrigatoriedade de os “veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas” serem equipados com o “Dispositivo Electrónico de Matrícula”, termina com o seguinte parágrafo:

O DEM é um projecto inovador com impactos positivos na modernização competitividade da economia portuguesa: vem dinamizar o sector da telemática e criar simultaneamente uma oportunidade de negócio para as empresas na área das novas tecnologias na ordem dos 150 milhões de euros.

Os argumentos mais fantásticos são utilizados para justificar esta imbecilidade.
E quanto à recolha de dados e sua protecção?

(…) a questão crucial do tratamento e protecção dos respectivos dados pessoais, exigem que a prestação deste novo serviço público seja assegurada, com carácter de exclusividade, pelo Estado, através de uma entidade empresarial própria – uma empresa pública, a SIEV, SA, – que garanta a idoneidade e a legitimidade de todos os procedimentos.

Fico mais descansado. Vai ser criada mais uma dependência estatal, criando mais alguns apetitosos empregos a pagar pelos impostos e taxas dos contribuintes. E estes servidores públicos não serão tocados pela famosa “fuga de informação” tão avassaladoramente presente no sistema judiciário. Aliás, sugiro que se venham a reproduzir no Ministério da Justiça os critérios de selecção e recrutamento aplicados para preencher os quadros da SIEV, SA.

Nada como assegurar uma crescente dimensão do sector estatal (ou dele dependente) em ano de eleições. Se de caminho se aumentar o controlo da liberdade e a captação de informação dos cidadãos (num país em que metade está ocupada a ouvir as conversas telefónicas da outra metade), melhor ainda.
Estende-se à nossa frente um amplo caminho para a servidão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.