Global Warming Climate Change Ice Age will kill us all

Enquanto que no Reino Unido, se proíbe a venda de lâmpadas incandescentes de 100w e de  plasmas gigantes, por causa*:

a) do Aquecimento Global;

b) das Alterações Climáticas;

o Pravda.ru anuncia que afinal estamos perto de uma nova Idade do Gelo:

The earth is now on the brink of entering another Ice Age, according to a large and compelling body of evidence from within the field of climate science. Many sources of data which provide our knowledge base of long-term climate change indicate that the warm, twelve thousand year-long Holocene period will rather soon be coming to an end, and then the earth will return to Ice Age conditions for the next 100,000 years.
Ice cores, ocean sediment cores, the geologic record, and studies of ancient plant and animal populations all demonstrate a regular cyclic pattern of Ice Age glacial maximums which each last about 100,000 years, separated by intervening warm interglacials, each lasting about 12,000 years.

* escolha a) ou b)

Anúncios

18 pensamentos sobre “Global Warming Climate Change Ice Age will kill us all

  1. Ricardo

    A existência de um fenómeno de aquecimento global não é uma questão de opinião que se possa discutir da mesma maneira que se discute a política do governo para enfrentar a crise.

    Como em ciência os argumentos de autoridade não existem, qualquer pessoa pode discutir o assunto. Mas uns dias mais frios como os que temos tido, não alteram em nada o quadro de aquecimento global em que vivemos.

    Antes de voltar a falar do assunto, por favor leia (por exemplo) :

    http://www.sciencedaily.com/releases/2009/01/090109115047.htm

    http://www.sciencedaily.com/releases/2009/01/090108101629.htm

  2. “Mas uns dias mais frios como os que temos tido, não alteram em nada o quadro de aquecimento global em que vivemos.”

    Excelente. Conto com o “Ricardo” para ajudar as desmontar as notícias dos media quando voltarem a associar uns dias mais quentes ao “aquecimento global”.

  3. Ricardo

    André, pode contar comigo. O argumento dado funciona nos dois sentidos.

    Tem algum argumento com substância a acrescentar ao cinismo àcido? Ou este exercício inútil é a sua ideia de passar o tempo?

  4. Luís Lavoura

    As Idades do Gelo são efeitos na ordem da dezena de milhão de anos.

    O aquecimento global, a existir, é uma coisa que nos afetará nos próximos 100 ou 200 ou 300 anos.

    São efeitos a escalas temporais muito diferentes.

    Aqui e agora a mudança climática que nos deverá preocupar será aquela que poderá ocorrer nas próximas dezenas ou centenas de anos, não aquela que poderá ocorrer ao longo dos próximos mil ou dez mil anos.

  5. mf

    Pois , os homens fizeram um calendário com estações do ano bem definidas e depois ficaram à espera que Gaia se submetesse às suas regulações e que a primavera começasse tal dia e com tantos graus até ao fim dos tempos. Santa paciência. Agora ,à parte aquecimentos/arrefecimentos , sem dúvida que andamos a encher o planeta de lixo e desperdícios e valia a pena pensar em reduzir a porcaria.

  6. “As Idades do Gelo são efeitos na ordem da dezena de milhão de anos.”

    Tal como os óptimos climatéricos, aliás.
    E tanto uns como os outros têm acontecido inumeras vezes de há 4500 milhões de anos para cá.
    Sem que o sapiens sequer por cá andasse a ir ao shopping no seu Fiat Punto.

    Enfim, parece que as causas são outras que não o Sr Silva e os sacos do lixo. Que a Terra há-de reciclar, como nos há-de reciclar a nós e a tudo o que existe, até que o Sol a recicle a ela também.

    Quanto ao que “poderá ser”, é uma questão de escolha do cenário e do modelo de previsão. É à vontade do freguês. Se for pessimista, escolhe o cenário mais catastrófico, o modelo mais penoso, e sai a berrar profecias apocalípticas e a exigir “mudança de mentalidades”.
    Se for optimista, escolhe o cenário melhor, o modelo mais agradável e vai mas é comprar uma mota de cross para surfar as dunas de Ovar.

    O futuro?
    Ninguém sabe….mas a prazo estamos todos mortos.
    Carpe Diem , digo eu, e que os profetas da desgraça se vão atirar do alto de uma falésia a arder.

    Ah, Luis Lavoura, a Groenlandia era verde há 1000 anos ( daí o nome), o Danúbio gelava há 1300 anos, em Aljubarrota fazia um calor do caraças na altura da batalha, (os cientistas falam até de um óptimo climatérico) e há cerca de 200 anos, uma mini-idade do gelo varria a Europa, fazendo gelar o Tamisa e empurrando milhares de irlandeses para o Novo Mundo.

    Provavelmente a culpa foi do lixo produzido pelos antepassados do mf.

  7. “Ou este exercício inútil é a sua ideia de passar o tempo?”

    Se mais razões não houvesse (e há), os comentários aos posts provam amplamente que é um exercício muito útil.

    Quanto ao tempo, não se preocupe: são posts muito rápidos de fazer. Gasto mais tempo quando decido responder a comentários…

  8. mf

    Da , já agora. Mas os meus antepassados pouco lixo produziram , eram pagãos. Celtas? árvores sagradas? respeito pela natureza?
    E aquela coisa que não vale a pena preocuparmo-nos com a Terra . Ela trata de si. E , não sei se sabem , somos nós que precisamos dela. Pelo menos enquanto não conseguimos ir para outro planeta.
    Mas , agora a sério , como podem uns tipos achar que conseguem explicar mudanças a nível do Universo ( até parece que a Terra escapa a mudanças do meio onde está inserida) e dizer que somos responsáveis por mudanças no clima , quando sempre as houve ( eu não vi , mas pronto , acredito) é de rir.

  9. mf

    Mas lá que fazemos , agora , muito lixo , fazemos. Não acredito que os meus antepassados quando iam ao campo ou à praia tivessem de procurar um sítio livre de sacos/garrafas de plástico , beatas , ou latas de coca cola. Acho que naqueles tempos , e até em tempos de há 30 anos para cá , houvesse brigadas de limpeza da natureza , nem descargas no rio não sei das quantas e uma série de peixes mortos , sem ser para comer , por acção humana.
    Essa treta do aquecimento , não estou nem aí , mas lá que me incomoda andar na floresta e ver resíduos humanos plastificados ou enlatados ,não bio degradáveis , incomoda.

  10. ADONIAS MANGUEIRA FERNANDES

    – Tomara que esse “aquecimento global” venha logo…porque senão todos morreremos congelados com esse frio medonho que invade o planeta.

    – Se o homem não tomar as atitudes que deve tomar, logo, logo todos morreremos CONGELADOS com esse terrível “aquecimento global”…

    Adonias Mangueira Fernandes
    São Paulo – SP

  11. ADONIAS MANGUEIRA FERNANDES

    Putz…tem gente misturando Ideologia com o Clima no Planeta…Se bem que existe uma relação sim! Após a queda do Muro de Berlim, as “viúvas” da URSS, viram que tinham que continuar combatendo o famigerado, o “cruel” Capitalismo de alguma maneira. E qual maneira foi essa? Através da Ecologia…As Viúvas da URSS viraram “defensoras” radicais da Ecologia, do Meio Ambiente, acusando o Capitalismo de tudo de ruim que acontece no planeta…..Tentam destruir o Capitalismo (para substituirem por o que?? nem elas sabem….)via “defesa” da Ecologia, do Meio Ambiente, do Clima, e blá e blá e bhosta….Haja sacoooo!!

  12. Ricardo Campelo de Magalhães

    Engraçado como este assunto gera tantas reacções apaixonadas.
    Claramente sinal da força ideológica.
    Já científica…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.