Estado subprime

O Gabriel Silva “lembrou-me” que precisava de actualizar o gráfico da Dívida Pública (ainda faltam os valores de Dezembro para fechar 2008):

Divida Pública Portugal

No passado mês de Novembro, o Estado português já tinha hipotecado o nosso futuro em 117,8 biliões de euros (pdf). Em média, cada português tem uma dívida para com o Estado de 11.780 euros. Mais de 47 mil euros para uma família de quatro.

Mas o primeiro-ministro José Sócrates continua a afirmar que os défices do Orçamento de Estado (que aumentam a Dívida Pública) são essenciais para financiar os investimentos públicos que irão estimular o crescimento económico das próximas décadas. Será?

Entre 1999 e 2007 o PIB nominal português cresceu 42,67%. Para o mesmo período a Dívida Pública cresceu 79,13%. Ou seja, em termos nominais, a nossa(!) dívida cresceu quase o dobro do aumento da riqueza produzida.

No mercado, uma empresa com semelhante historial de má gestão dos recursos teria sérias dificuldades em conseguir novos empréstimos. Mas o Estado tem uma vantagem comparativa: as suas receitas fiscais são garantidas através do uso de força “legalizada”…

5 pensamentos sobre “Estado subprime

  1. Paulo Almeida

    A grande maioria dos políticos em Portugal são medíocres, apenas trabalham para o bem individual, com a capa de bem comum.
    Enquanto não acabar de uma vez esta corja de chupistas o país em nada vai desenvover – só no endividamento. Chupistas.

  2. Pingback: Faltam 948 milhões « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.