Revisitando a Espiral Descendente

Comecei a escrever este post, relativo à reclamação por parte de José Sócrates dos louros pela baixa das taxas de juro, tendo como intenção seguir o caminho da piada fácil. Aldrabice demagógica por aldrabice demagógica, o primeiro-ministro podia ter reclamado também para a sua esfera de influência o (hilariante) “título” de “campeão de inverno” do Benfica. O problema é que, lamentavelmente, o uso de uma falsidade transparente por parte de Sócrates para angariar benefícios políticos não tem graça.

Uma sucessão de episódios desde 2005 demonstram uma enorme facilidade do primeiro-ministro em faltar a promessas, omitir factos, dizer uma coisa e o seu contrário no espaço de dias, faltar à verdade e usar linguagem deliberadamente pensada para transmitir ideias ambivalentes e contraditórias. Esta facilidade já transpôs qualquer limite de benefício da dúvida. Se juntarmos os episódios conhecidos de desrespeito pelos adversários, por vezes no parlamento, e de pressão ilegítima sobre a comunicação social, só podemos concluir que o primeiro-ministro comporta-se recorrentemente de uma forma que evidencia falhas de carácter preocupantes e falhas de correcção política inaceitáveis.

A espiral descendente, que referi há mais de um ano e meio, só se tem agravado. Como escrevi na altura, «[o] consenso generalizado de que os políticos mentem porque essas são as regras do jogo, em conjunto com a indiferença geral à prática dessa mentira, leva a uma espiral de falta de vergonha que é um perigo para a democracia.»

Advertisements

5 thoughts on “Revisitando a Espiral Descendente

  1. Pingback: A Espiral Descendente aproxima-se do fundo « O Insurgente

  2. Pingback: Somehow «I told you so» just doesn’t quite say it « O Insurgente

  3. Pingback: A Espiral Descendente continua « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s