Perto do fim

Bloomberg

Venezuelan President Hugo Chavez said the Organization of Petroleum Exporting Countries should return to a system of setting a price band for crude oil in order to guarantee stability in the market.

The country would consider a price of $80 to $100 a barrel to be “fair,” Chavez said today in a televised press conference in Caracas.

Estas declarações parecem confirmar estimativas feitas, há cerca de um mês, acerca do preço necessário para equilibrar o orçamento venezuelano.

Anúncios

Um pensamento sobre “Perto do fim

  1. Luís Lavoura

    Não é tanto (ou só) o orçamento venezuelano, são também os custos de extração e desenvolvimento de diferentes fontes de hidrocarbonetos. Os sauditas apoiam-se basicamente sempre nos seus velhos,mas ainda prolíficos, campos de Ghawar e Safaniya, os quais têm custos de extração relativamente baixos. A Venezuela, por outro lado, precisa de desenvolver as areias betuminosas da bacia do Orenoco, de onde os hidrocarbonetos custam da ordem de 100 dólares por barril a extrair (tal como areias similares na província de Alberta, Canadá). Preços da ordem dos 80 a 100 dólares são imprescindíveis para que certos países possam desenvolver a sua capacidade exploradora, enquanto que para outros países tais preços apenas conduzem a uma enxurrada de dinheiro que não pode ser gasta em tempo útil. Ou seja, enquanto que 100 dólares por barril é o custo de produção no Orenoco, para a Arábia Saudita, onde o custo de extração é da ordem dos 20 dólares por barril, 100 dólares é um preço que leva a lucros enormes que é difícil – ainda para mais no contexto atual – investir de forma rentável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.