Bola de cristal

Esta questão do artigo do Rui Tavares e do acertar no totoloto à segunda-feira lembra-me as velhas bocas sobre economistas e previsões económicas: Primeiro, que houve economistas que previram com sucesso cinco das últimas três recessões. Segundo, que o economista ideal deve ser maneta, para não dizer «on the other hand…»

Estas bocas são apenas piadas, é claro. Mas mostram que “regulação” da economia, em qualquer sentido que exceda o fazer cumprir a lei, é equivalente a conduzir um automóvel com os olhos postos no espelho retrovisor.

3 pensamentos sobre “Bola de cristal

  1. A questão é que o Rui Tavares chega e sobra para todos vós 🙂

    “Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.”

  2. lucklucky

    Talvez o Rui Tavares queira responder a isto.

    Plot created from Robert Shiller’s data of home prices from the second edition of his book Irrational Exuberance (book), Princeton University Press, 2005.

    Porque é que o regulador que tudo sabe não percebeu que com a FannieMae a aceitar a maior parte das hipotecas, taxas de juro irracionalmente baixas, interferência do Regulador/Legislador facilitando o crédito a pobres, enviesamento da base tributária favorecendo o investimento em casas ao contrário de outros sectores da economia levaria a um bolha?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.