Em resumo do debate mantido na caixa de comentários deste post, podemos concluir que:
A “Escola Austríaca” é uma metodologia de ciência económica que utiliza a lógica e o estudo da acção humana para produzir previsões económicas erradas.
A “Escola Neo-Clássica” é uma metodologia de ciência económica que utiliza métodos matemáticos, equações e figuras geométricas para produzir previsões económicas erradas.
A “Econometria” é uma metodologia de ciência económica que utiliza modelos computacionais, métodos estatísticos e (até) multifractais para produzir previsões económicas erradas.
LOL! Certíssimo!
“A “Escola Austríaca” é uma metodologia de ciência económica que utiliza a lógica e o estudo da acção humana para produzir previsões económicas erradas.”
Bem , não. O empiricismo é que afirma que faz, que existem relações estáveis, etc.
A escola austriaca explica os fenómenos de forma dedutiva e incremental, e estão disponiveis para serem refutados.
Distorcer os preços, como a taxa de juro (por acaso é mais uma preferência temporal que um preço em si) cria a ilusão de rentabilidade a projectos que não o seriam se este tivesse de pagar o preço pela poupança existente.
OS austriacos prevêm que tal cria um efeito de expansão seguido de recessão (a cura).
Será assim tão difícil perceber? Os econometristas podem então seguir as pistas dadas pelos austriacos e trabalhar nos modelos. Se ainda não estiver de acordp é trabalhar mais embora… não existam relaçoes fixas no comportamento humano.