E agora, já podem rever as previsões?

Mesmo após vários analistas e organismos internacionais terem revisto em baixa (nalguns casos bastante acentuada) o governo continuou a insistir que mantinha as suas previsões de crescimento para 2008 (2.2%) e que aguardava “dados concretos” antes de proceder a qualquer revisão das projecções efectuadas. Pois bem, aqui temos os “dados concretos“. E não são nada animadores:

economia portuguesa recuou 0,2 por cento no primeiro trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior. Este valor fica muito abaixo das previsões feitas pelas diversas instituições e constitui mesmo o pior resultado dos países da Zona Euro no primeiro trimestre de 2008.

A economia portuguesa voltou a terreno negativo no primeiro trimestre de 2008, surpreendendo pela negativa as estimativas feitas ontem pelos departamentos de estudos económicos dos bancos nacionais.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje mostram um resultado decepcionante, com a economia portuguesa a crescer apenas 0,9 por cento no primeiro trimestre de 2008 face a igual período do ano passado e um decréscimo de 0,2 por cento face ao último trimestre de 2007.

Estes resultados são mesmo os piores da Zona Euro que, face a dados também divulgados hoje, mas pelo Eurostat, cresceu 0,7 por cento no primeiro trimestre de 2008 face ao último trimestre do ano passado e 2,2 por cento face ao primeiro trimestre de 2007. Sublinhe-se que se considera que uma economia entra em recessão técnica quando apresenta dois trimestre consecutivos de crescimento negativo.

3 pensamentos sobre “E agora, já podem rever as previsões?

  1. Contabilista

    Ou muito me engano, ou o consumo privado em Portugal está a abrandar drasticamente. Vamos ver os dados da DGO sobre o IVA em Abril. Vai ser interessante.

  2. Pingback: IDE cai para menos de metade « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.