Mesmo após vários analistas e organismos internacionais terem revisto em baixa (nalguns casos bastante acentuada) o governo continuou a insistir que mantinha as suas previsões de crescimento para 2008 (2.2%) e que aguardava “dados concretos” antes de proceder a qualquer revisão das projecções efectuadas. Pois bem, aqui temos os “dados concretos“. E não são nada animadores:
economia portuguesa recuou 0,2 por cento no primeiro trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior. Este valor fica muito abaixo das previsões feitas pelas diversas instituições e constitui mesmo o pior resultado dos países da Zona Euro no primeiro trimestre de 2008.
A economia portuguesa voltou a terreno negativo no primeiro trimestre de 2008, surpreendendo pela negativa as estimativas feitas ontem pelos departamentos de estudos económicos dos bancos nacionais.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje mostram um resultado decepcionante, com a economia portuguesa a crescer apenas 0,9 por cento no primeiro trimestre de 2008 face a igual período do ano passado e um decréscimo de 0,2 por cento face ao último trimestre de 2007.
Estes resultados são mesmo os piores da Zona Euro que, face a dados também divulgados hoje, mas pelo Eurostat, cresceu 0,7 por cento no primeiro trimestre de 2008 face ao último trimestre do ano passado e 2,2 por cento face ao primeiro trimestre de 2007. Sublinhe-se que se considera que uma economia entra em recessão técnica quando apresenta dois trimestre consecutivos de crescimento negativo.
Ou muito me engano, ou o consumo privado em Portugal está a abrandar drasticamente. Vamos ver os dados da DGO sobre o IVA em Abril. Vai ser interessante.
Estava a pensar exactamente nisso. Vamos ver como evoluiu a receita.
Pingback: IDE cai para menos de metade « O Insurgente