Fast Draw: oil prices

Na CBS News, uma explicação para a evolução dos preços do barril de petróleo:

Atribuem parte da responsabilidade aos especuladores mas esquecem-se sempre do principal responsável: o FED.

Tal como é explicado no video, um especulador compra petróleo para o vender mais tarde a um preço superior. Ora, se – como também dizem no video – não existe procura que justifique tal aumento do preço, então o especulador está a apostar não no futuro crescimento da procura mas, sim, na continuada desvalorização do dólar em relação a activos reais (petróleo, ouro, prata, trigo, etc). Aposta ganha se o FED continuar a “emitir liquidez”

8 pensamentos sobre “Fast Draw: oil prices

  1. sar

    Quanto é que o dólar desvalorizou, por exemplo, contra o euro desde 2001 quando começou a escalada dos preços do petróleo( e outras commodities)? 60%?
    Pois o preço do petróleo nesse período subiu cerca de 600%.

    Há um ponto cego que os insurgentes e outros têm em relação a esta questão, a lei da oferta e da procura. Muito estranho…

    O vídeo diz que a procura não aumentou, não acredito no vídeo. A procura aumentou muito nestes anos, a procura oriunda da ásia e a procura interna dos países produtores aumentou bastante o que em contraste com a produção ESTAGNADA

  2. sar

    continuação…

    O vídeo diz que a procura não aumentou, não acredito no vídeo. A procura aumentou muito nestes anos, a procura oriunda da ásia e a procura interna dos países produtores aumentou bastante o que em contraste com a produção ESTAGNADA desde 2005 é a melhor explicação para o aumento dos preços.

    Podem ver aqui que a quantidade de petróleo disponível para exportações pelos 20 maiores produtores (93% de todas as exportações disponíveis) diminui desde 2005:

    http://netoilexports.blogspot.com/2008/04/net-oil-exports-april-2008-update.html

    Fica aqui também um estudo de 2007 do Oxford Institute for Energy Studies que mostra não existir qualquer correlação entre as posições longas dos especuladores e os preços do petróleo (gráfico da página 33 é elucidativo).

    Click to access WPM32.pdf

  3. sar:
    “Quanto é que o dólar desvalorizou, por exemplo, contra o euro desde 2001 quando começou a escalada dos preços do petróleo( e outras commodities)? 60%?
    Pois o preço do petróleo nesse período subiu cerca de 600%.”

    Devo lembrar-lhe que o euro também é uma moeda fiduciária! Sugiro-lhe, por isso, a leitura deste post.

  4. Marcos Garrido

    Em termos reais (ou seja, quando medido em unidades de commodities, não em unidades de fiat money), há um aumento ligeiro do preço do petróleo mas nada que não seja perfeitamente explicável pelos trends quase seculares.

    Quanto ao resto das commodities, ainda não conheço dados reais nenhuns: só disparates e palpites que se dizem por aí.

  5. Luís Lavoura

    Se essa teoria fosse TODA a verdade, então todos os “activos reais (petróleo, ouro, prata, trigo, etc)” deveriam subir de preço de forma idêntica, e não haveria qualquer motivo para investir num deles e não nos outros. O ptróleo subiria de preço tanto como as casas, os selos, o arroz, os carros, etc etc etc

  6. A respeito do petróleo não sei, mas parece que os stocks de metais, trigo, etc., estão em baixa, o que parece desmentir que os especuladores os estejam comprando.

  7. “Se essa teoria fosse TODA a verdade, então todos os “activos reais (petróleo, ouro, prata, trigo, etc)” deveriam subir de preço de forma idêntica, e não haveria qualquer motivo para investir num deles e não nos outros.”

    Caro Luís Lavoura, o preço no mercado de tais activos depende de dois factores: oferta/procura do produto e oferta/procura da moeda em que é cotado!

  8. Pingback: No bom caminho « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.