O falhanço do governo Sócrates

O governo necessita de reduzir as despesas do Estado. Infelizmente, Sócrates não está a fazer isso. Sócrates limita-se a reduzir a diferença entre as receitas e as despesas, a que se chama défice. E fá-lo à custa do aumento das receitas.

É preciso ter em conta que os défices das contas públicas são piores para a economia que os impostos altos. Os impostos levam a uma redução do consumo, enquanto os défices retiram dinheiro das poupanças dos cidadãos necessárias para financiar o despesismo do Estado. A apreensão de Jorge Sampaio com a obsessão que Manuela Ferreira Leite tinha pelo défice resultou da ignorância do ex-presidente nesta matéria, o que foi pena numa altura tão crucial.

Desta forma, a redução do défice conseguida por Sócrates, não só é artificial (porque subsidiada pelos contribuintes) como terá consequências gravíssimas nos próximos anos. Na verdade, o futuro espera-nos com um défice à espreita (basta disparar a despesa) a que se somam os impostos altos. Menos poupança e menos consumo.

Anúncios

3 thoughts on “O falhanço do governo Sócrates

  1. André Azevedo Alves

    “Os impostos levam a uma redução do consumo”

    Do consumo, do investimento e da poupança. Os impostos retiram recursos da esfera privada e voluntária e transferem-nos para a esfera política.

  2. André Azevedo Alves

    “Na verdade, o futuro espera-nos com um défice à espreita (basta disparar a despesa) a que se somam os impostos altos.”

    Infelizmente, é bem possível que sim já que muita da contenção da despesa não resulta de mudanças estruturais na sua origem.

  3. André Azevedo Alves

    “E fá-lo à custa do aumento das receitas.”

    Não só, mas grande parte foi de facto conseguida assim. Pior ainda é que a parte que foi conseguida por contenção do crescimento da despesa dificilmente será sustentável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s