Singelos contributos para o debate sobre a suspeitosa subida de preços

O assunto está na ordem do dia. Até o Fórum TSF de hoje foi dedicado ao tema que tanto tem preocupado a direcção do CDS: como é possível que haja produtos cujos preços sobem acima da inflação?

Como contributo para a discussão, sugiro aos dirigentes dos CDS que ponderem também porque é que há produtos que sobem abaixo da inflação, porque é que há produtos que não sobem de preço e porque é que há produtos que baixam de preço (este parece-me o caso mais preocupante, tendo em conta que podemos até estar perante casos de dumping, por vezes da estirpe mais letal – o dumping social).
Se sobrar algum tempo no período dedicado a estas reflexões sugiro, como tema extra, o porquê do desaparecimento de muitos produtos (e respectivos preços, claro) dantes colocados, em abundância, à disposição dos consumidores.

Em preparação para a discussão, no apoio à sua fundamentação argumentativa, sugiro alguma literatura que pode vir a ser útil na revisão de alguns conceitos base da economia socialista e marxista.

3 pensamentos sobre “Singelos contributos para o debate sobre a suspeitosa subida de preços

  1. 🙂 Faltou sugerir também que indaguem do porquê do aparecimento de produtos (e respectivos preços que não constam na inflação) que nunca existiram antes.

  2. LA

    🙂
    Tens razão, Helder. Embora isso possa requerer a utilização de noções de “empreendimento” que não se coadunam com os “conceitos base da economia socialista e marxista”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.