Try and try again

A crise financeira mundial e os problemas financeiros em alguns países (crédito subprime nos Estados Unidos, Banco Northern Rock no Reino Unido, BCP em Portugal, Société Générale em França) dão razão aos que denunciam os défices e falhas graves nos sistemas nacionais e internacional de regulação financeira e que reclamam a intensificação regulatória que a gravidade dos factos justifica e que a crescente complexidade dos sistemas financeiros (titularização, produtos estruturados, etc.) exige.
Decididamente, os tempos não vão de feição para o neoliberalismo

Vital Moreira.

Vital Moreira (à semelhança de outros) anda confundido, ou melhor, tenta disfarçar o seu autismo de sustento ideológico atribuindo as culpas a quem não faz qualquer sentido que sejam imputadas. Como sempre, ao conveniente “papão neoliberal”.

Nas suas palavras, lemos um diagnóstico de “falhas graves” nos sistemas nacionais e internacional de regulação financeira. Presume-se que se refira aos existentes há décadas, e não aos que possam popular a sua imaginação. Vai daí, salta-se logo para a prescrição da cura, a “intensificação regulatória”.

Ou seja, mais poder e intervenção para essas mesmas entidades reguladoras e para os estados que as patrocinam.

Ora deixem-me ver se percebi bem: a solução para uma determinada organização que falhou é aumentar o seu poder, e promover a sua (ainda maior) intervenção.

A solução apresentada para o fracasso da regulação que tem criado sucessivas e cíclicas bolsas especulativas e crises, que se vão avolumando em dimensão e perigosidade com as “curas” do género anteriores, quando essa regulação já possui amplos poderes de intervenção e estabelece regras e enquadramentos regulatórios complexos (além de possuir considerável autonomia de intervenção) é aumentar o seu poder e a extensão da sua intervenção.

Parece que, entregue a solução àqueles que patrocinam o esquema vigente e que estão sempre prontos a aplicar a sua “receita”, assistiremos ao desfecho bem provável de vermos o doente a morrer ainda mais depressa com a cura

Um pensamento sobre “Try and try again

  1. CN

    Sendo o Sistema Monetário um das peças mais estatizadas/regulamentadas ao ponto do dinheiro ser produzido pelo próprio Estado, chamar crise do capitalismo …

    Quanto aso prejuizos dos Bancos, que maior incentivo e prova de saúde do capitalismo quando os accionistas pagam caros erros cometidos por si?

    O problema surge é quando não pagam, porque protegidos pelo … Estado…. a bem da estabilidade, etc

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.