A Terra vista a partir do planeta Kleptócyclos

No Ladrões de Bicicletas, Nuno Teles enumera as três razões pelas quais prefere John Edwards entre os candidatos nas primárias Democratas nos EUA. As razões (1) e (3) são suficientes para mostrar que Edwards também não vive neste planeta; mas a razão deste post é outra.

No final do post, Nuno Teles refere-se aos mandatos de Bill Clinton nos anos 90 como [negritos meus]:

«Um período marcado pelo desmantelamento do frágil Estado Social norte-americano e pela liberalização financeira cujas trágicas consequências todos sentimos hoje.»

Com este uso do verbo “desmantelar”, e ainda por cima com o uso recente do mesmo verbo pelo presidente do PSD, fico na dúvida se não serei eu que desconheço o seu correcto significado. É que olhando para o gráfico abaixo, que mostra a evolução dos gastos com o tal “frágil Estado Social norte-americano” entre 1980 e 2000 (ano em que George W. Bush foi eleito), não percebo onde está o desmantelamento.

test080101cht4.gif

Existe de facto uma diminuição do crescimento da despesa nos primeiros anos de Clinton na Casa Branca, especialmente se compararmos com os “anos loucos” do primeiro presidente Bush. Mas isso quer dizer o quê, exactamente? Que Nuno Teles prefere os republicanos? É que na verdade, como se pode ver na tabela abaixo, os dois Bush foram de facto uns mãos largas.

Crescimento da despesa (real, excl. defesa)
George Bush 13,9%
Bill Clinton (I) 0,7%
Bill Clinton (II) 14,4%
George W. Bush 25,3%

Se calhar, o Nuno Teles deveria era adorar o actual presidente Bush. No seu primeiro mandato, a despesa com educação cresceu 60,8%; com saúde e serviços sociais, 21,4%; com apoio a desempregados 56%.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.