Haverá mérito moral nos actos involuntários?

A Ana Matos Pires, no 5 dias, depois de fazer a ressalva inicial que não questiona “a importância das instituições do tipo do Banco Alimentar (BA) contra a Fome e muito menos (…) a escolha de Isabel Jonet como Figura Nacional de 2007“, arranca para uma sátira da caridade que nem o Maomé se lembrou de dedicar ao toucinho (ainda que do ponto de vista formal a crítica assuma a leveza romântica das músicas do Barata Moura).

A caridade é, na realidade, imperfeita, não fosse praticada por pessoas concretas. Por trás de cada gesto, podem existir inúmeras motivações, das mais fúteis às mais nobres. Daí que os actos de caridade possam ser elogiados ou criticados, porque lhes subjaz uma ideia de mérito ou valor. Hayek questionava, com uma clareza que não tenho, o mérito moral dos actos involuntários praticados por terceiros:

Para lá do indivíduo, fora da responsabilidade pessoal, não há nem bondade nem maldade, nem possibilidade de mérito moral (…). Será que existe um valor moral na decisão se não formos responsáveis pelos nossos interesses e livres para sacrificá-los? (…) Que altruísmo existe quando este é praticado à custa do esforço de terceiros?

A responsabilidade – não perante um superior, mas perante a própria consciência – a compreensão de um dever não imposto pela coacção, a necessidade de resolver qual das coisas a que damos valor devemos sacrificar a outra e aceitar as consequências da nossa decisão – eis aí a essência de toda a regra moral digna desse nome.

Via Causa Liberal, junto um texto que escrevi em 2006, para uma apresentação (que, diga-se, não agradou muito a boa parte dos participantes do evento), onde se analisam alguns dos temas que resultam do post da AMP.

Um pensamento sobre “Haverá mérito moral nos actos involuntários?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.