Tratado de Lisboa: estratégias políticas

Que seria escrito em todo o mundo se o Governo de Lisboa não conseguisse ratificar o “seu” Tratado? Por motivos de manutenção da imagem externa do Estado português, o primeiro-ministro José Sócrates não pode arriscar o chumbo do Tratado de Lisboa em referendo – por menores que sejam as probabalidades de tal acontecer.

Esta é, portanto, a oportunidade para os partidos mais eurocépticos pressionarem pela realização de um referendo. Defendem o direito de decisão dos portugueses sem correrem o risco de derrota eleitoral. Com o bónus de poderem usar o Compromisso de Governo do Partido Socialista (via Blasfémias):

No curto prazo, a prioridade do novo Governo será a de assegurar a ratificação do Tratado Constitucional. O PS entende que é necessário reforçar a legitimação democrática do processo de construção europeia, pelo que defende que a aprovação e ratificação do Tratado deva ser precedida de referendo popular, amplamente informado e participado, na sequência de uma revisão constitucional que permita formular aos portugueses uma questão clara, precisa e inequívoca.

“Voltar a Acreditar”, era então o slogan do PS…

PS: além da perda de credibilidade na União Europeia, Sócrates também deverá ter receios constituicionais.

Um pensamento sobre “Tratado de Lisboa: estratégias políticas

  1. Muito bem. Blog de agradável leitura!!

    Também nas bases programáticas do PS para as legislativas de 2005 vinha amplamente referido a importância da ratificação dos tratados europeus via referendo. Mais uma promessa por cumprir…

    Aproveito a oportunidade para convidá-lo a visitar http://www.mareotratadodelisboa.blogspot.com. É um blog da responsabilidade por uma comissão representante de todos os sectores de actividade nacional ligados ao mar. Das pescas à marinha mercante, passando pelo ambiente e seguros marítimos.

    Com os melhores cumprimentos
    Ricardo Lacerda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.