Directores financeiros usam calculadoras!

Agência Financeira:

Os parceiros sociais e o Governo deverão definir esta quarta-feira o valor para o Salário Minimo Nacional (SMN) em 2008, que terá de situar-se entre os actuais 403 euros e os 450 euros.

A revisão do SMN é o principal ponto da agenda da reunião de concertação social, mas a discussão do aumento está delimitada pelo acordo estabelecido há cerca de um ano entre o Governo e os parceiros sociais, que prevê a fixação desta remuneração nos 500 euros em 2011, diz a «Lusa.

O mesmo acordo fixou os valores de 403 euros para 2007 e de 450 euros para 2009.

As centrais sindicais consideram que o valor do SMN deve ser de 426,5 euros no próximo ano porque isso corresponde a metade do valor previsto para 2009.

Resumindo, as empresas têm no próximo ano de, em termos nominais, aumentar 5,83% a produtividade dos seus trabalhadores menos qualificados. Caso contrário, terão de os despedir ou transferir tais custos para os restantes trabalhadores. Para dificultar ainda mais a tarefa, a produtividade daqueles trabalhadores terá de aumentar 24,07% até 2011.

7 pensamentos sobre “Directores financeiros usam calculadoras!

  1. “Resumindo, as empresas têm no próximo ano de, em termos nominais, aumentar 5,83% a produtividade dos seus trabalhadores menos qualificados. Caso contrário, terão de os despedir ou transferir tais custos para os restantes trabalhadores.”

    Ou para os clientes, ou para os accionists (bem, no caso de conseguirem transferir o custo para os clientes, conta como aumento da produtividade nominal)

  2. Caro zé do boné, para que os empresários aumentem a produtividade é necessário capital (e uma economia sã) para investir. Nisso, sim, o Estado podia ajudar reduzindo a Despesa e, consequentemente, os impostos.

  3. Caro Miguel Madeira,

    Para a maioria das empresas nacionais é impossível transferir custos para os clientes dado que a concorrência localizada em países estrangeiros não é afectada por esta política do Governo português.

    Reduzir os lucros dos accionistas é apenas uma solução temporária. Mais cedo ou mais tarde, estes transferem investimentos para outros países ou sectores de actividade, perdendo o emprego todos os trabalhadores da empresa.

  4. Miguel Madeira:
    “bem, no caso de conseguirem transferir o custo para os clientes, conta como aumento da produtividade nominal”

    Correcto!

  5. Pingback: O Insurgente » Blog Archive » Razão vs Emoção

  6. Pingback: O Insurgente » Blog Archive » Razão vs Emoção (6)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.