SOBRE A FÉ LAICA

Para quem tenha recuperado ou nunca foi contaminado pelo vírus, é perfeitamente evidente que existem diversas formas de religião laica. Os contaminados, precisamente porque estão possuídos irracionalmente por uma fé, têm problemas no uso da razão. Daí a grande dificuldade em manter um debate racional com eles. Pior, quando se trata de pessoas de inteligência, cultura ou autodisciplina fracas, a ameaça à fé suscita fúrias e excessos de linguagem impróprios de pessoas civilizadas.

Karl Popper explicou bem a natureza das teorias pretensamente científicas, tal como o marxismo, o freudianismo, a astrologia, etc. Popper conseguiu convencer grande parte da academia a aceitar a sua explicação da distinção entre teorias científicas e teorias não-científicas e enunciou o critério da falsificabilidade nos sehguintes termos. Qualquer teoria que não admite a possibilidade de existirem condições permitindo a sua falsificação não pode ser classificada como uma teoria científica. As teorias mencionadas, marxismo, etc. são circulares. Quem critica as teorias freudianas sofre de problemas reprimidos que não o deixam enfrentá-los. Assim o chamado homófobo é na realidade uma pessoa que sofre de impulsos homossexuais recalcados. Mais ele protesta, mais estará a confirmar que realmente sofre desse recalcamento.

O mesmo sucede com o marxismo. Quem critica as teorias marxistas assim faz porque a sua origem ou educação burguesa alimenta as suas atitudes classistas. Nenhum fenómeno, mesmo a implosão da União Soviética, pode infirmar as leis do socialismo científico. São sempre explicáveis em termos marxistas. O proletário que recusa seguir o ‘seu’ partido é vítima da consciência falsa e é um alienado. Mais ele protesta que não, mais está a confirmar a sua alienação.

Até indivíduos de vasta cultura podem ser vítimas destas fés laicas. António José Saraiva, mostrou-me uma vez um bilhete que tinha acabado de receber do seu colaborador e amigo Oscar Lopes. AJS tinha, poucos dias antes, enviado ao OL um recorte de jornal noticiando um dos mais recentes atropelos aos direitos humanos na URSS. Desde que AJS tinha recuperado do seu marxismo tentava em vão convencer o amigo a também abrir os olhos. O bilhete de OL, escrito à mão dizia simplesmente: ‘Não merece a pena insistir, António, não consegues abalar a minha fé.’ Foi essa a resposta do grande professor da literatura, ateu e ‘socialista científico’. A diferença entre Oscar Lopes e os pigmeus que poluem a blogosfera com as suas asneiradas é que o Professor Oscar Lopes era uma pessoa educada.

4 pensamentos sobre “SOBRE A FÉ LAICA

  1. CN

    Bem, a praxeologia da escola austriaca é anti-Popper no que toca a epistemologia das ciências sociais (acção humana).

    O “apriorismo” não é refutável (literalmente), a observação7estatistica/etc não constitui refutação das suas conclusões.

  2. Euroliberal

    Muito bem, Patrícia. E nós, como é que vamos em matéria de fé na visão neo-con de um novo mundo dirigido pelo “povo eleito” depois de todos os cabeças de pano infiéis terem sido submetidos a ferro e fogo pelos cavaleiros do Armageddon ? Pareceu-me ver essa fé um pouco abalada ultimamente…

  3. Dharma Bum

    Isto è quem è laico è louco.
    Quem è laico nao o faz so por uma questao de racionalidade (para simplificar) mas porque tem uma fe e um deus: O dEUS idiota da razao. Somo parvos e loucos nos os laicos.

    Em vez voces fazem o bom uso da razao (cientifica inclusive). Deus existe e esta vivo (no meio de nos) e existem provas de fe e RACIONAIS E CIENTIFICAS.

    Afinal… desculpa patricia. Vou ja a igreja mais proxima converter-me ao teu deus… e mando o meu mau deus dar uma curva.

    A patricia so se esqueceu de dizer que nao sao so os laicos loucos. Tb os que creem num deus diferente do seu.

    Tenho ao meu lado (nesta vida) uma pessoa que acredita bastante em Deus. ècatolica. BAstante mesmo. Apesar de nao ser FUNDAMENTALISTA. Com esta pessoa consigo discutir… apesar de as vezes essa discussao nao ser saudavel… mas outras è!

    Nao acreditamos na mesma coisa. Sobre o que disse a patricia, esta pessoa a meu lado concordara com muitas… Mas ja a fiz ver este blog, E ELA COROU DE VERGONHA. E TEVE PENA DE VER COMO MUITOS PORTUGUESES TEM UMA VISAO DA FE RETROGADA e FUNDAMENTALISTA. NAO è A VISAO DELA.

    ESTA PESSOA QUE EU AMO…. JA FEZ MUITO PELOS OUTROS… AINDA O FAZ… E FARA MAIS.

    E DIGO MAIS… viva os catolicos que nao sao como voces… que fazem criticas construtivas… COM QUYEM SE PODE FALAR!

  4. Nao existe religião laica. Laicidade é esxactamente a separação do estado e da religião.

    Mas parece que neste blog são todos a favor de regimes semelhantes aos do Irão, onde religião e estado andam de maos dadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.