É fazer as contas…

Em comentário a este post, escreveu Pedro Sá:

«Que final de post tão infeliz. É fazer as contas: o anti-semitismo mais sangrento da história foi, evidentemente, o perpetrado pela Igreja Católica.»

Para alguém que defende que só os licenciados deviam poder ter emprego, este comentador mostra uma extraordinária ignorância. Ou então a mais desonesta má-fé. É que realmente basta “fazer as contas”. A insuspeita Jewish Virtual Library estima que a Inquisição terá morto cerca de 34000 judeus entre os séculos XIII e XVIII. Os registos detalhados da Inquisição dão números bastante mais baixos, mas admitamos que, sendo a Igreja Católica parte interessada, os registos não sejam fiéis à verdade.

O número é alto e seguramente uma mancha na história do catolicismo. Mas “fazendo contas”, fica muito aquém dos seis milhões causados pelo Holocausto ou dos cerca de dois milhões mortos pelo Império Romano durante as guerras revoltosas na Judeia.

Anúncios

7 pensamentos sobre “É fazer as contas…

  1. lucklucky

    As tácticas terroristas usando crianças como escudo continuam mas não aparecem nos telejornais.

    United Nations Secretary-General Ban Ki-Moon ordered on Thursday an investigation into an incident last week during which Palestinians fired rockets into Israel from a Gaza Strip school run by the United Nations Relief Works Agency.

    Ban condemned the use of UN facilities for “evil.” He called to prevent action which harmed civilians, especially children, and harmed the ability of UNRWA to fulfill its humanitarian mission.

    http://www.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1192380772019&pagename=JPost%2FJPArticle%2FShowFull

  2. ulaikamor

    Para ser completamente justo, penso que os valores apresentados pelo Migas deveriam ser ajustados relativamente à população Europeia dos dois períodos.

    Isto obviamente não tira validade ao argumento feito.

  3. Euroliberal

    ..ou os 3 milhões de muçulmanos que os terroristas cruzados e sionistas já assassinaram desde 1948…

  4. 1. Está a desvirtuar totalmente o que eu disse. O que eu disse é que espero que um dia isso seja possível, tornando obrigatória a frequência do Ensino Superior.

    2. Ah sim só 34000…só em Portugal foram certamente mais que isso, quanto mais na Europa toda…

  5. O Pedro pode querer dourar a pílula o que quiser. O que disse está dito e está disponível online para quem quiser ir tirar dúvidas sobre o disparate. Não me surpreenderia se me dissesse que não era bem aquilo que queria dizer…

    Se tem outro números para avançar, venham. Com fontes de preferência. Não me parece que a Jewish Virtual Library tivesse qualquer interesse em minimizar o número de vítimas. Ou acha que ela faz parte de uma vasta conspiração reptiliana ou algo do género 😛 ? Se não tiver números o melhor é não inventar para não fazer figura de ignorante.

  6. Já agora note: mesmo que fossem dez ou vinte ou cinquenta vezes mais as vítimas, a sua afirmação original contra a Igreja Católica ainda assim estaria totalmente errada…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.