Atenção a Romney

 

As sondagens nacionais têm dado a preferência a Giuliani para ser candidato do GOP à presidência dos EUA. No entanto, olhando com atenção para a sondagens das primárias iniciais, o homem a quem temos de prestar atenção é Mitt Romeny. Romney, não só tem conseguido bastante dinheiro para a sua campanha, como se apresenta à frente em quase todas as projecções que têm sido feitas. Vejamos.

As primárias iniciam-se a 3 de Janeiro no Iowa. Aqui Romney apresenta-se com cerca de 28% dos votos enquanto Giuliani se situa nos 13,7%. 41 delegados são eleitos no Iowa.

Ultrapassando o Wyoming (que pouco peso tem nesta corrida), segue-se o Michigan. Romney tem muito peso neste Estado, onde o seu pai foi, aliás, governador. A vantagem é toda sua, estando à frente com 25%, contra 19,8% de Giuliani. O Michigan elege 61 delegados.

Seguem-se os Estados de Nevada e Carolina do Sul, no dia 19 de Janeiro. Em ambos, Giuliani está à frente, mas Romney encontra-se bem posicionado, com boas possibilidade de resistir ao embate, numa altura em que apenas uma pesada derrota poderia frustrar as possibilidades de ser eleito.

Mitt Romney está a seguir uma estratégia muito interessante e arriscada que é e apoiar-se, creio, em bons resultados iniciais que lhe permitam vencer nos escrutínios seguintes.

Um candidato a seguir.

24 pensamentos sobre “Atenção a Romney

  1. “Romney, não só tem conseguido bastante dinheiro para a sua campanha, como se apresenta à frente em quase todas as projecções que têm sido feitas.”

    Pudera… Desde Agosto que Romney tem gasto milhões no Iowa e em New Hampshire, tanto em anúncios de TV como a construir uma estrutura logística verdadeiramente impressionante. A sua capacidade de angariar dinheiro associada aos donativos milionários que tem feito do seu próprio bolso, não admira que que tenha bons resultados nesses early states. Mas dado que nenhum dos outros três candidatos iniciou uma campanha publicitária, vamos ver como as sondagens evoluem.

    “Mitt Romney está a seguir uma estratégia muito interessante e arriscada que é e apoiar-se, creio, em bons resultados iniciais que lhe permitam vencer nos escrutínios seguintes.”

    Nem mais. Porém, julgo que a campanha dos restantes candidatos está a ser bem mais arriscada, depositando mais esperanças nos estados mais populosos e com primárias mais tardias.

    De resto concordo com o post. Neste momento, Romney é de facto alguém a seguir atentamente, tanto quanto Giuliani. Estou convencido que cada vez mais a corrida irá decidir-se entre os dois.

  2. “Romney tem gasto milhões no Iowa e em New Hampshire, tanto em anúncios de TV”

    Naturalmente que Romney tem gasto muito em anúncios, dos front runners é o menos conhecido nacionalmente.
    Se Rudy catapultou-se para a ribalta politica no 9/11, e Mccain tem décadas de dedicação à actividade política, Mitt Romney é
    aquele que tem de se mostrar.

    Os videos são artista e politicamente magníficos! construidos de forma a incutir na audiência um sentimento de liderança, força, dedicação e sucesso [quase não há nenhum video, onde não
    sejam publicitados os grandes feitos de Romney, quer na actividade empresarial, quer na actividade politica], as linhas mestras da campanha de Mitt Romney. Campanhas direccionadas para oordinary american, mostrando um candidato dinâmico, atento, simpático, atlético, capaz, em visita à little america.

    E desde JFK que os EUA não tinham a oportunidade de eleger como presidente um homem bonito.

    “But watch out for Ron Paul!”

    oh, please André!!!

  3. Concordo com aLaíde quanto à necessidade de Romney gastar mais dinheiro em anúncios de TV que os outros candidatos. Mas também o ter conseguido tantos fundos comprova que há quem acredite nele.

    A do homem bonito é simpática, aLaíde. Até a minha mãe diz o mesmo…

  4. André, objectivamente, Mitt Romney é um homem bonito [muito bem parecido, como poderá dizer a tua mãe. A minha diz isso, perante um homem com sex appeal;)]

    Sendo um individuo terrivelmente fotogénico, a campanha tem usado e abusado da sua imagem! [o facto de o candidato ser very good looking, possiblita a captação da atenção da audiência. E isso num candidato que tem de se montrar e demonstrar os seus trabalhos é fundamental]

    Não é todos os dias, que uma campanha eleitoral pode correr o risco de colocar o candidado num video a fazer jogging! Um candidato de 60, 60 anos!

    Isso revela o vigor do homem. E lá está mais uma palavra chave na campanha de Romney, para uma “America Forte”.

  5. “Não é todos os dias, que uma campanha eleitoral pode correr o risco de colocar o candidado num video a fazer jogging! Um candidato de 60, 60 anos!”

    Pelo menos com a aL parece que resulta… 😉

  6. Alves, eu se fosse, neste momento, uma cidadã americana, nunca votaria em Romney. Mas lá que seria uma groupie, isso seria! 😉

    já agora, um novo video de Romney, sobre imigração. Volta a lá estar tudo! A boa imagem do candidato, ou seus feitos, um cenário neutro mas acolhedor e familiar, a música do fundo, desta vez não tão heróica, mas mais dramática. O assunto é sério. São videos realmente fabulosos!

  7. Alves, tu não és um cidadão americano, por isso mesmo os americanos estão safos do teu voto! 😛

    “Não me digas que votavas Obama”

    Neste momento, não creio… o Obama tem-se revelado uma desilusão… Eu provavelmente, se tivesse direito de voto, votaria McCain. Ele era um soldado muito giro 😉

  8. ó andré, tinha acabado de ver esse mesmo video… o comentário final do jornalista [concorde-se ou não] era desnecessário e pouco profissional… e alves, só nos teus sonhos é que ron paul tem alguma hipótese!

    e já agora, para todos os ron paul’s supporters, anda um estudante louco e anarquista a grafitar pelos viadutos de sacramento “ron paul rules!!”, dizem-me que a cidade está completamente vandalizada 😉

  9. ulaikamor

    Mitt Romney pode ser o candidato preferencial para as bases do partido Republicano, mas será que consegue sobreviver ao eleitorado americano?

    Não tenho quaisquer problemas com a religião dele e para mim só é um factor tendo em consideração a forma como ele vive a sua religião. No entanto, isso não é o que a maioria do eleitorado, especialmente os swing-voters vêm. Para este eleitorado, o facto de ele ser mormon é um handicap!

    Uma palavra final para este candidato: de todos, em termos do seu currículo, penso que o Mitt Romney é o que apresenta mais obra feita.

  10. “Neste momento, não creio… o Obama tem-se revelado uma desilusão… Eu provavelmente, se tivesse direito de voto, votaria McCain.”

    À atenção do nosso muito estimado comentador HO, que infelizmente anda desaparecido…

  11. “o comentário final do jornalista [concorde-se ou não] era desnecessário e pouco profissional…”

    Pouco profissional porquê? O Tucker nunca escondeu que tem no programa uma orientação editorial liberal-conservadora…

  12. “e alves, só nos teus sonhos é que ron paul tem alguma hipótese!”

    Nas apostas não está mal e tem vindo a subir mas concordo que as hipóteses são escassas. Isto dito, o sucesso de uma candidatura como a de Ron Paul não se mede apenas por ganhar. Em termos de mobilização já teve resultados extraordinários (e que eu francamente julgava impossíveis no actual contexto americano). Se além disso tiver uma boa percentagem, pode deixar uma marca ainda mais profunda.

  13. “Mitt Romney pode ser o candidato preferencial para as bases do partido Republicano, mas será que consegue sobreviver ao eleitorado americano?”

    Uma grande parte vai votar no candidato anti-Hillary (ainda há pouco saiu uma sondagem que dava Huckabee particamente empatado com Hillary…).

    Mas só dá para ter uma ideia melhor quando houver mais name recognition. Eu acho que Romney teria boas hipóteses.

  14. “Não tarda nada convertes-te em Ron Paul girl”

    André, já vi centenas de videos de/com/sobre ron paul, mas eu não caio facilmente no engodo. o senhor é simpático e tal, tem algumas ideias boas, tem outras que para mim são desastrosas. Mas parece estar casado com uma senhora que deve fazer bolos e biscoitos óptimos!

    “A Ann Coulter é que tem razão”

    sim, por isso ela apoia Romney, que é um homem bem bonito!

    “Se além disso tiver uma boa percentagem, pode deixar uma marca ainda mais profunda.”

    isso só acontecerá se quem quer que seja eleito para a casa branca tenha um mandato bastante incompetente. Há muito apoio a Ron Paul que tem na sua base a grande revolta contra washington, mas que na sua maioria será meramente circunstancial… num contexto politico menos conturbado, quer internamente quer externamente, não creio que uma mensagem como a de ron paul vá ter o eco que tem nas actuais circunstâncias.

    Para além disso Ron Paul beneficia do facto de se ter tornado uma web-pop political e-lebraty

  15. “Não se deve subestimar o potencial da mensagem da liberdade”

    André um dos grandes problemas de Ron paul é a forma com veicula a sua mensagem de liberdade. Se até determinado ponto consegue ser razoável, mas por vezes ele consegue ser completamente histriónico [que mete dó…], e isso não ajuda em nada na manutenção de uma certa respeitabilidade e razoabilidade que um Presidente deverá ter. [por vezes Ron Paul entra no mesmo resgisto de Mike Gravel, que é só levado a sério na internet…]

    A abordagem que Ron Paul faz às Relações Internacionais é completamente ultrapassada. Fez sentido no tempo dos Founding Fathers, em pleno sec. xxi já não o faz. Neste momento há muitos apoiantes de Ron Paul que o apoiam nessa área, mas por razões meramente circunstanciais. Se os EUA não tivessem tantos soldados deslocados e a voltarem em caixões, não acredito que Ron Paul tivesse tanto sucesso como tem nas actuais circunstâncias…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.