Barril de petróleo a 100 dólares?

O barril de petróleo atingiu, em Nova Iorque, os 98 dólares. A comunicação social chama-lhe “novo recorde” e aguarda com ansiedade a subida acima dos 100 dólares.

Mas quem olhar atentamente para a evolução dos preços (em dólares) do petróleo, do ouro e do euro chega a uma evidente conclusão: a principal causa é a desvalorização do dólar.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Barril de petróleo a 100 dólares?

  1. Para mim o USD baixo e a maior causa da crise europeia e de Portugal… economicamente é um verdadeiro desastre, só a economia americana lucra com o Dollar baixo.
    1º Porque as exportação da europa ficam mais caras e consequentemente os nossos clientes têm de pagar mais para a mesma mercadoria.
    2º Porque os preços das importações ficam mais baratos para a europa e portanto estamos a comprar mais no exterior da europa.

    Mas isto é basico… até um miudo de 10 anos sabe isto?

  2. ignoro:
    “só a economia americana lucra com o Dollar baixo.”

    A economia americana é a mais prejudicada:

    1. O défice orçamental americano é, em grande parte, financiado por bancos centrais estrangeiros que, com a desvolarização do dólar, vêem as suas reservas de divisas diminuirem em valor. Já há algum tempo o Banco Central chinês discute alterar as reservas para euros e ouro.

    2. Face à desvalorização do dólar, a subida dos preços das importações (entre outras, o essencial petróleo) causa elevadas pressões inflacionistas nos EUA.

    3. Para os países em vias de desenvolvimento o mercado americano está a tornar-se menos atractivo. Os europeus até podiam aproveitar se não fossem tão proteccionistas…

  3. ulaikamor

    BS, post muito interessante para mim. Uma vez tentei defender este ponto, mas dado não ser economista, não fui muito longe. Poderias elaborar um pouco mais para aqui o leigo perceber melhor. 🙂

  4. Pingback: O Insurgente » Blog Archive » Febre do ouro

  5. este escassez do petróleo k tem ocorrido, k esta aprejudicar a economia de muitos países, porque e sábido de atemão k o petróleo, e todos os outros combustiveis são a base de qualquer economia de todos os países, deve-se as guerras k tem ocorrido nestes países que todos nós sabemos, ao envesde de se utilizar para fins de extrema necessidade, não é pa guerras!vamos acabar com as guerras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.