A Festa dos assassinos (2)

Interessante em relação à anunciada participação de membros da FARC na Festa do Avante vai ser ver a respectiva resposta das forças de segurança e dos organismos governamentais de controle das nossas fronteiras. No ano passado foi o que se conhece: em termos de SEF, não se passou nada.

Este ano, vamos ver. O pré-aviso já está em cima da mesa, e que eu saiba, o terreno onde se faz a festa não é nenhuma embaixada nem goza de privilégios de imunidade perante a lei portuguesa, nem é inalcançável às forças de segurança. Afinal, espera-se que não seja somente a ASAE a única autoridade publica diligenciosa.

Não nos podemos esquecer que as FARC são uma organização referenciada como terrorista pela União Europeia. Acho que não ficaria muito bem perante os nossos parceiros europeus (ainda mais em tempos de presidência portuguesa) a informação de que, em dois anos consecutivos, uma organização terrorista se faz representar num evento aberto ao público em Portugal, com total complacência e ineficácia das forças de segurança em impedir que tal aconteça.

Afinal, se acontece com estes, como podemos esperar que seja diferente com outros? Como é que se pode esperar que assim seja em relação a uma organização extra-europeia, e se queira ter credibilidade a lidar com organizações terroristas europeias intra-fronteiras livres e abertas como a ETA?

E fica também um pensamento: em circunstâncias normais, a colaboração com uma organização terrorista (Quem é que pagou as viagens? Que garantias foram dadas da “segurança” aos seus enviados?) por parte do PCP mereceria uma investigação rigorosa e dura das respectivas entidades públicas. Quem sabe, até se candidatariam a medidas preventivas até se apurar o real grau de colaboração entre as organizações. Coisas tipo contas congeladas e responsabilização (e aplicação das respectivas medidas de coacção) dos seus responsáveis e dirigentes.

Vamos mostrar que somos um Estado de Direito, ou que as nossas instituições são ridicularizadas pela sistematica posição de desafio da organização de uma festa de um partido político?

12 pensamentos sobre “A Festa dos assassinos (2)

  1. Helder Santos

    Desculpem comentar aqui neste post, mas julgo que se pode considerar terrorista esta “senhora”.

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?idCanal=236&id=255922

    Dizer que o porto é uma cidade sem lei e comparar ao faroeste, por mim se esta senhora resolver alguma vez aparecer no porto darei o tratamento adequado para que não fique com a ideia errada, alcatrão e penas será o mínimo.
    Tenha vergonha.

  2. Mas vem gente das FARC cá ou só o PC colombiano? Acho que só o PC, que não é considerado uma organização terrorista. Por isso, não sei como pode o governo português impedir a sua vinda cá.

  3. Sem Rosto

    Ja agora o Bush foi convidado??? Por falar em convidar assassinos!! E o governo israelita??? JA agora… a direita para-militar e fascista colombiana???

    E o Papa Rotweiler??? Vai ao avante explicar como queimar judeus na fogueira pode fazer baixar uns euritos nas contas energeticas dos mais beatos cristaos???

    Os presos de Guantanamo??? Vem falar das brilhantes aulas de historia, sociologia, fisica nuclear que tem recebido neste optimo curso para reclusos MAUS MAUS???

    Pinochet vira do ceu??? (daquele bem diferente do do PAPA Hemingway onde ha putas e rum) explicar como bem tratar prisioneiros???

    Vira o noriega explicar como funciona bem o sistema prisional norte americano???

    Virao as crianòas afegas e iraquianas dar-nos liçoes de democracia e dizerem como estao felizes de a uns anitos para ca??? ( a parte de que faltem umas pernas ou uns braòos nao conta haaaaa).

    O lixo e a vergonha (falta dela) anda de maus dadas e quando se insurgem sai um pivete maior que aquele do Trancao!!!

  4. Pingback: O Insurgente » Blog Archive » A Festa dos assassinos (3)

  5. Dário

    as nossas instituições são ridicularizadas pela sistematica posição de desafio da organização de uma festa de um partido político?

    Isso já é hábito em Portugal. Portugal está a transformar-se num gigantesco acampamento tipo festa do Avante: imigração descontrolada, droga liberalizada, glorificação de terroristas….and so on and so on

  6. joão Godunha

    O histérico que falou aí em Guantanamo fique sabendo que, só no Afeganistão e no Paquistão já foram mortos e capturados 40 gajos que por lá passaram e, entretanto, acabaram libertados. Ah, mas deviam ser todos inocentes, claro. Depois do tratamento horrendo que lá receberam é que ficaram traumatizados e tiveram de se virar para o terrorismo, aliás, “resistência”, peço desculpa.

  7. Ricardo

    Caro João Luís Pinto,
    A blogoesfera tem destas coisas. Alguém lança uma afirmação pouco rigorosa e como o conteúdo parece interessante para os seus objectivos gera-se uma onda que pretentedendo ser algo do tipo tsunami nos campos da incapacidade própria dos boatos.
    Em 1º lugar que esteve na Festa do Avante no ano passado foi a revista «resistência» e o PC Colombiano, este último partido legal.
    Em 2º lugar fique sabendo que apesar de partido legalizado, o PCC tem sido vitima centenas de assassinatos de seus dirigentes e principais quadros, tal como acontece com os sindicalistas.
    Em 3º lugar como Partido legal a ida de dirigentes do PCP à Colombia aos congressos do PCC são viagens que nada escondem e são anunciadas tanto em Portugal como na Colombia.
    Em 4º lugar que vem à Festa do Avante este ano é o PCC, partido legal.
    Em 5º lugar ninguém tem o direito de definir com quem o PCP se deve relacionar e quem o PCP deve convidar para as suas iniciativas, tanto privadas como públicas.
    Por último devia questionar-se pelo facto de PS, PSD e CDS-PP serem os partidos com maiores incumprimentos da lei de financiamento dos partidos. Do tipo de não tornarem públicas uma parte considerável das suas contas anuais e das campanhas eleitorais. SE quer saber mais sobre o assunto não se limite às notícias da Comunicação Social e procure junto do próprio Tribunal Constitucional.
    Passe bem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.