Entrevista com o secretário do Papa

Mons. Gaenswein à direita

O secretário do Papa, Monsenhor Gaenswein, à direita do leitor

A entrevista em inglês está no Closed Cafeteria, mas você também pode ler o original alemão. Peter Seewald é o mesmo jornalista que fez a longa entrevista com o então Cardeal Ratzinger que constitui O sal da terra.

Selecionei um trecho a respeito de religião, mas há muitas observações sobre o dia-a-dia do Vaticano.

Peter Seewald: O filósofo francês René Girard, membro da Academia Francesa, prevê um Renascimento Cristão que será decisivo. Segundo ele, estamos “às vésperas de uma revolução em nossa cultura”. Esta mudança supostamente fará o Renascimento do século XV empalidecer na comparação.

Monsenhor Gaenswein: o elemento religioso têm recebido uma atenção inédita em anos. Após uma fase de indiferentismo, as pessoas mais uma vez estão preocupadas com a religião, com questões de fé. Vejo que sobretudo jovens que têm tudo ou poderiam ter tudo percebem: é possível fazer qualquer coisa, até mesmo destruir o mundo – mas não se pode ganhar a alma quando falta o essencial. A Igreja Católica possui tesouros que não ninguém mais pode oferecer. Maiores e mais duradouros que todas as ofertas políticas de “salvação”. Mas isto não acontece automaticamente. A fé vem de ser ouvida, e, como diz São Paulo, tem de ser proclamada.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Entrevista com o secretário do Papa

  1. Pingback: blogue atlântico » Blog Archive » Entrevista a Monsenhor Gaenswein

  2. Sou muita católica mas estou triste o que anda acontecendo na Igreja São José sou fiel com meu dísimo,mas estou descontente com o atual padre ele ofende as pessoas que não merece porisso gostaria que o Papa entasse contato com o Bispo de Piracicaba ele é devagar de mais,estou afastada da Igreja porque eu saio do jeito que entrei muito obrigado seu for atendida fiqiem com Deus AMÈM.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.