Socialismo americano

Habitualmente, socialistas e liberais apontam os EUA como exemplo de uma das nações mais liberais. Deste modo, quando se comparam países mais ou menos livres, é usual incluir aquele na análise.

Contudo, é nos EUA que tem sede a mais perigosa entidade económica socialista: a Reserva Federal Americana [FED].

Como emissora do dólar, o FED controla a quantidade (e valor) da moeda com maior liquidez em todo o mundo, dado que – além de servir como principal instrumento de transacções internacionais – é a divisa com maior representatividade nas reservas dos bancos centrais.

Ao contrário do Zimbabwe, o FED é muito mais moderada na emissão de moeda. Mas a inflação por esta produzida continua a ser um perigo não só para os EUA mas também para o resto do mundo.

Para os habitantes do país liderado por Mugabe as consequências da inflação são evidentes. Considerando que nos países desenvolvidos os efeitos da inflação são diluídos por um maior horizonte temporal, percebe-se porque quase ninguém se queixa. E, por isso, desde 1913 o dólar já perdeu 95,24% do seu valor (link via Gary North). Tradução: 100 dólares em 2007 têm o mesmo poder de compra que 4,76 dólares em 1913.


A grande maioria do público acredita que é o aumento da procura que faz subir os preços e, consequentemente, a inflação (medida através da evolução dos preços dum determinado cabaz de produtos). Essa é, afinal, a história apresentada por todos os órgãos de comunicação social. Porém, exemplos como o Zimbabwe deveriam despertar, pelo menos, a curiosidade de alguns jornalistas.

O maior perigo para economia mundial deve-se, pois, às políticas do FED que, mantendo baixas as taxas de juro, tem estimulado uma bolha no mercado imobiliário americano e avultadas reservas de dólares no Banco Central da China – os chineses compram a moeda americana para manter a paridade com o yuan, fomentando as exportações para aquele país. Agora o Estado chinês começa a querer usar essas reservas para investir nos EUA, aumentando ainda mais a pressão inflacionista nos mercados mobiliários (em 2006, o Shanghai Composite Index subiu 130% e existem receios sobre o rebentamento desta bolha).

Quando a recessão chegar – que penso ser inevitável – muitos vão atribuir culpas ao que designam de “capitalismo selvagem” sem saberem que, afinal, a verdadeira causa está nas políticas socialistas da Reserva Federal Americana (e do Banco Central da China).

8 pensamentos sobre “Socialismo americano

  1. CN

    Investir reservas na economia real em vez de comprar divida pública subverte completamente o sistema.

    E significa uma nova fonte de inflacção monetária.

    Ao comprar activos, paga com moeda que estava fora de circulação (moeda e divida pública são equivalentes, o activo de um BC é DP e o passivo emissão monetária).

  2. HO

    Mas é para quando? É que já andam a anunciar o rebentamento da grande bolha especulativa criada pelos bancos centrais monopolistas há décadas.

  3. CN

    HO

    O essencial é que o sistema é instável e sabemos isso a priori.

    Saber se existirá um problema mais sério ou não ou “quando” é indiferente.

    Os BC têm uma grande capacidade de de absorver crises com a simples impressão de dinheiro.

    Quando o sistema financeiro fôr abalado, os BC simplesmente vão inflaccionar a quantidade monetária em todo o sistema bancário.

    Já o fizerem em 1987 e outras mini-crises posteriores.

    Quanto ao medo de uma grande crise, enfim, isso é estrutural nos golbugs.

  4. CN

    Já agora. Gary North chama hoje a atenção para o problema da inflação monetária na China. Provavelmente serão estes a sentir um qualquer tipo de correcção com origem nessa inflação monetária.

  5. “Mas é para quando? É que já andam a anunciar o rebentamento da grande bolha especulativa criada pelos bancos centrais monopolistas há décadas.”

    Ver “List of recessions” no Wikipedia.

  6. Pingback: O Insurgente » Blog Archive » Tremores socialistas

  7. Pingback: Procura-se « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.