SONHOS IMPERIAIS E DÉFICE DEMOCRÁTICO

Segunda Parte: O papel do Reino Unido

Portugal, com o Primeiro Ministro Sócrates como figura de proa, irá assumir a Presidência Europeia nos fins de Junho. Será um momento em que algumas coisas estarão a mexer no topo da EU. Já conhecemos a vontade de Angela Merkel: deixar a ‘constituição’ na mesma, fingindo que se mudou alguma coisa. As verdadeiras pretensões de Sarkozy permanecem um mistério. A única certeza quanto à França eterna é o seu permanente desejo de dominar e a sua continuada aposta no eixo franco-alemão.

Supõe-se que Sócrates, como socialista estilo ‘New Labour’, encontrará mais afinidades com Gordon Brown, o novo Primeiro Ministro inglês, do que com os conservadores da França e da Alemanha. Mas ninguém conhece ao certo quais serão as posições de Brown neste semestre crucial. O seu partido está comprometido a pôr a ‘constituição’ ao referendo. Irá ele cumprir e arriscar uma estrondosa derrota? Ou trair a promessa de Blair e incorrer um risco maior de perder as eleições legislativas dois anos mais tarde?

Para uma análise exaustiva desta questão, recomenda-se a leitura de um belo artigo no Telegraph de hoje por Daniel Hannan, deputado do Partido Conservador britânico no Parlamento Europeu. Hannan é um caso insólito no seu partido de cosmopolitismo combinado com lucidez . Não só conhece bem a Europa, mas sendo natural de Peru é conhecedor também do mundo hispano-americano.

Ler Gordon Brown is a closet Europhile em:

http://www.telegraph.co.uk/opinion/main.jhtml?xml=/opinion/2007/05/23/do2304.xml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.