Leituras liberais

“Direito a não ser privado de meios próprios” de Ricardo Francisco no Speakers Corner Liberal Social (via A Arte da Fuga). [corrigido]

As escolhas que existem em um dado momento, antes da intervenção do estado, são o resultado da interacção livre entre indivíduos livres. Quando o estado intervém criando escolhas, em primeiro lugar reflecte o que poucos pensam sobre o que devem ser as escolhas. Em segundo lugar retira recursos a todos para criar essas novas escolhas. Em terceiro lugar beneficia alguns, aqueles que vão tirar partido de essa nova situação em prejuízo dos restantes. A intervenção do estado, criando escolhas pode ser defendida com argumentos utilitários ou com argumentos ideológicos de cariz igualitário.

Quando se pergunta se liberalismo é compatível com Welfare State, a resposta é não. Quem defende o Welfare state, está completamente no seu direito, está com a maioria, pode usar argumentos lógicos e consensuais, porém estes argumentos não serão liberais.

“Os meus problemas com o liberalismo português (too little, too late)” de Rui Albuquerque n’O Portugal Contemporâneo.

Quando, por exemplo, alguns protagonistas políticos (…) referem [o liberalismo], ou quando outros dizem que querem fazer dele uma bandeira de intervenção, percebe-se que não sabem exactamente do que estão a falar. Por outro lado, certos casos de genuína intervenção liberal têm preferido a radicalização jacobina dos valores do anticlericalismo e de uma espécie de ética republicana ressuscitada dos primórdios do século passado (a liberdade cívica, o laicismo militante, o apelo ao intervencionismo estatal em defesa de valores tidos por fundamentais, como o «direito ao corpo das mulheres», etc.), aos fundamentos do liberalismo clássico, a saber, a defesa da liberdade individual, da propriedade, da desestatização, do mercado e da liberdade contratual.

0 pensamentos sobre “Leituras liberais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.