Infalibilidade e Livre Associação

Neste post, Pedro Arroja parece esquecer-se que ser membro da Igreja Católica é um acto voluntário e que as “barreiras à saída” são muito baixas ou mesmo inexistentes. Já no que toca aos poderes terrenos essa liberdade só existe para quem (pode) emigrar…

Não deixa também de ser irónico que use o exemplo do Papa enquanto fonte de autoridade, ao mesmo tempo que constantemente refere Lord Acton como pensador que mais admira. A célebre frase sobre o poder corromper e o poder absoluto corromper absolutamente surgiu justamente no contexto do diferendo sobre a doutrina da infalibilidade papal, introduzida por Pio IX, que Acton contestava vivamente. O facto dos últimos Papas, desde Pio XII, terem tido o bom senso de não recorrerem a este poder não significa que o poder absoluto controla-se a si próprio; significa que dentro da Igreja Católica, a própria estrutura de poder sabe que tem a perder em alienar as suas melhores mentes, como ocorreu no século XIX.

3 pensamentos sobre “Infalibilidade e Livre Associação

  1. Migas

    Interessante questão 🙂 Mas julgo que não unânime entre os teólogos.

    Partindo de uma posição admitidamente limitada no conhecimento do assunto, parece-me que as canonizações não são pronunciadas ex-cathedra e que o processo não depende unicamente, nem sequer maioritariamente, do Papa, pois existem múltiplas fases anteriores. Assim sendo, não sei até que ponto não se aplicará mais a ideia de infalibilidade da Igreja, como um todo, que do Papa.

    Mas enfim, se alguém souber de forma infalível que me ilumine 🙂

  2. Julgo saber que a infalibilidade do Papa refere-se apenas à Doutrina e não às questões práticas. Como o post refere a ligação que o Professor Arroja faz ao poder do estado, faz todo o sentido.
    De qualquer maneira, o João Noronha sabe mais e melhor que eu. Foi só uma achega.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.