As gripes são provocadas por vírus disseminados em espaços públicos pelos solitários. Começam num dos elementos da família, os outros vão adoecendo à vez e quando o primeiro parece curado, eis que voltam a febre, as dores, a tosse e reinicia-se o ciclo gripal que volta a percorrer o resto do grupo ainda fragilizado pelo primeiro ciclo. Isto só lá vai com uma quarentena.