Index of Economic Freedom 2007 (II)

0 pensamentos sobre “Index of Economic Freedom 2007 (II)

  1. Olhando para o gráfico não é só a regressão linear que me chamou atenção, por ser mais ou menos óbvia. Noto também que existe uma muito menor dispersão na riqueza quando nos aproximamos dos valores limite da liberdade económica.

  2. Gostava de ver na correlação estatística destes índices um factor que incluísse as variações da pontuação de liberdade económica ajustada aos intervalos de tempo na medição. Digo isto porque invariavelmente o PIB per capita está dependente da acumulação (dinâmica) de riqueza ao longo de décadas e a pontuação com que este é sempre comparado é sempre a (estática) do último ano para os quais se têm os dados referentes às leis em vigor.

    Isto cria necessariamente uma distorção porque países mais liberais com um historial intervencionista vão aparecer com um PIB per capita inferior ao esperado (pela correlação extrapolada de países com uma pontuação estável ao longo dos anos) e vice-versa. Provavelmente, se fosse adaptado a esse factor, a correlação global seria ainda mais evidente.

  3. Qual a razão do eixo do PIB per capita ser logarítmico? A normalização está feita quando assumimos o per capita. Se fizer as contas com o PIB per capita e não com o logaritmo verá que os t’s e os R’s até devem ser baixotes.
    Este estudo parece-me daqueles que primeiro definem os resultados e depois publicam os dados.

  4. J.A.B.

    “Qual a razão do eixo do PIB per capita ser logarítmico? A normalização está feita quando assumimos o per capita. Se fizer as contas com o PIB per capita e não com o logaritmo verá que os t’s e os R’s até devem ser baixotes.
    Este estudo parece-me daqueles que primeiro definem os resultados e depois publicam os dados.”

    Nada disso. O facto de o eixo dos y ser logarítmico apenas indica que os dados ajustam bem um comportamento exponencial do PIB em função do índice.

  5. Ou do índice em função do PIB…

    Como o índice é na base da fezada, como percebi, é mais natural é que a própria atribuição do score seja uma exponencial negativa (é mais fácil pegar em maus e dar medíocres que em bons e dar óptimos) e que a recta, depois, só apareça com uma das escalas logarítmicas.
    Se o índice fosse um índice de jeito não faria sentido o gráfico. Assim, talvez, mas não se entende a relevância.

  6. J.A.B.

    “Ou do índice em função do PIB…”

    Não. Neste caso, o comportamento seria logarítmico.

    “Como o índice é na base da fezada, como percebi, é mais natural é que a própria atribuição do score seja uma exponencial negativa (é mais fácil pegar em maus e dar medíocres que em bons e dar óptimos) e que a recta, depois, só apareça com uma das escalas logarítmicas.”

    O seu discurso não faz sentido nenhum.

    Não obstante, o gráfico teria duas escalas logaritmicas se pretendessemos testar a dependência do PIB com uma potência do índice.

    “Se o índice fosse um índice de jeito não faria sentido o gráfico. Assim, talvez, mas não se entende a relevância.”

    Pode não ser nada de jeito mas até é um bom estimador do PIB.

  7. Camarada JAB,

    Aquilo que pode dizer é que existe uma relação entre os dois, não que é um bom estimador. Como é baseado em fezada até pode dizer que o PIB é um bom estimador do índice…

    O carácter exponencial da dependência não faz sentido, por isso a minha questão. A não ser que o índice, em si, não reflicta de forma linear as condições que pretende medir. Aí já faz algum sentido. Mas, nesse caso, parece-me que o PIB é um bom estimador do índice e nada disto tem relevância.

    Faz sentido agora?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.