São Josemaria Escrivá sobre a devoção à Virgem Imaculada

Pieta
No dia em que se celebra a Solenidade da Imaculada Conceição, alguns textos de São Josemaria Escrivá sobre a devoção à Virgem Imaculada: “Mãe Imaculada, faz com que me mova exclusivamente o Amor”

Caminho, n.º 598. Que grande é o valor da humildade! – “Quia respexit humilitatem…” Acima da fé, da caridade, da pureza imaculada, reza o hino jubiloso da nossa Mãe na casa de Zacarias:

«Porque viu a minha humildade, eis que, por isso, me chamarão bem-aventurada todas as gerações».

(Extracto da homilia “MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA” pronunciada em 11-X-1964 e publicada em Amigos de Deus)

Mãe do Amor Formoso

Ego quasi vitis fructificavi…: como a videira deitei formosos ramos e as minhas flores deram saborosos e ricos frutos (Eclo XXIV, 23.). Assim lemos na Epístola. Que esse aroma de suavidade que é a devoção à nossa Mãe, abunde na nossa alma e na alma de todos os cristãos e nos leve à confiança mais completa em quem vela sempre por nós.

Eu sou a Mãe do amor formoso, do temor, da ciência e da santa esperança (Eclo XXIV, 24.). Lições que nos recorda hoje Santa Maria. Lição de amor formoso, de vida limpa, de um coração sensível e apaixonado, para que aprendamos a ser fiéis ao serviço da Igreja. Este não é um amor qualquer, é o Amor. Aqui não há traições, nem cálculos, nem esquecimentos. Um amor formoso, porque tem como princípio e como fim o Deus três vezes Santo, que é toda a Formosura e toda a Bondade e toda a Grandeza.

Mas também se fala de temor. Não concebo outro temor senão nos afastarmos do Amor. Porque Deus Nosso Senhor não nos quer abatidos, timoratos, ou com uma entrega anódina. Precisa de que sejamos audazes, valentes, delicados. O temor que o texto sagrado nos recorda traz-nos à cabeça aquela outra queixa da Escritura: procurei o amado da minha alma; procurei-o e não o encontrei (Cant III, 1.).

Isto pode acontecer, se o homem não compreendeu, até ao fundo, o que significa amar a Deus. Sucede então que o coração se deixa arrastar por coisas que não conduzem ao Senhor. E, por consequência, perdemo-Lo de vista. Outras vezes será talvez o Senhor quem se esconde; Ele sabe porquê. Anima-nos então a proculá-Lo com mais ardor e, quando o descobrimos, exclamamos cheios de júbilo: encontrei-O e já não O deixarei (Cant III, 4.).

Sulco, n.º 849. Permite-me um conselho, para que o ponhas diariamente em prática: Quando o coração te fizer notar as suas baixas tendências, reza devagar à Virgem Imaculada: – «Olha-me com compaixão, não me deixes, minha Mãe!» E aconselha-o a outros.

Mais aqui.

Anúncios

One thought on “São Josemaria Escrivá sobre a devoção à Virgem Imaculada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s