Apenas o ensino livre é bom

O fim do monopólio estatal na educação deve ser total. Meu artigo na revista Dia D, amanhã, com o jornal Público.

10 pensamentos sobre “Apenas o ensino livre é bom

  1. Captain Mission

    Estamos de acordo!!!
    Fim do monopolio do estado!!!

    Agora convem dizer tb è que o monopolio do estado nao pode ser substituido pelo monopolio das empresas a controlarem a educaçao… como acontece nos E.U.A.

    Eu nao queria que nenhum portugues disse-se daqui a uns anos que os EUA sao uma provincia do mexico… como dizem os os americanso de espanha em relaçAo ao mexico, e deportugal em relaçao a espanha!!!!

  2. Concordo, fim ao monopólio estatal! Já agora, qual monopólio estatal? Os meus filhos têm à escolha: – Educação estatal com controlo estatal; educação privada com avaliação estatal e educação privada com avaliação estrangeira.

    Qual monopólio estatal? É ficção?

  3. Que justiça retiras disso??
    Queres fazer uma corrida em que existem pessoas a partir um kilómetro à tua frente?? Qual a competição existente num sistema em que quem é filho dos mais afortunados tem melhor sistema de ensino?? Isso nem entra no conceito do self-made man, assim deixa de existir concorrência perfeita entre as pessoas.

  4. mhm

    Ensino livre… sobretudo dos espartilhos programáticos que formatam totós em vez de pessoas completas.

    Ensino livre… sobretudo de manuais tendenciosos e controlados por lobis que os usam descaradamente como suporte das suas causas.

    Ensino livre… de doutores em ciências da educação, que pensam num código e se exprimem numa linguagem que não é a dos demais habitantes do planeta.

    Ensino livre… de docentes que não dominam os conteúdos que leccionam nem sequer a língua portuguesa.

    Ensino livre… de sindicatos que não representam a grande maioria dos professores portugueses.

    Ensino livre… PARA colocar os alunos no centro das preocupações!

  5. Captain Mission

    Say no more… Epa entao nao digas. Opessoal ca na obriga ninguem.
    Tonibler… ainda bem que existes pa:)!!
    Mas cuidado… afinal o monopolio anda mesmo ai. Oque estes excmos. senhores querem è monopolio da ensino privado!!! Assim os totos deles (perdao… os filhos) poderao ser sempre os mais espertalhoes. tal como os excmos louvados papas!!!

    Afinal… a moderna è o excelente exemplo do ensino nao estatal!!!
    Assim como o curso de “engenharia dos lixos e residuos de caca de elefante”… ou “como sodomizar o paulo portas em 3 anos”… Tudo cursos de excelente gabarito!

    Pessoal… deixemo-nos de escarnio que falamos de assuntos serios!
    NAo vem o monopolio??? e o risco??? e o trivial???
    Afinal, nao vamos monopolizar e falar so do monopolio!!!!

  6. Não me parece importante

    Tenho pena que ataque os professores do ensino público. Que culpa têm eles que o sistema de ensino português seja completamente controlado pelo Estado? Eu fui professor do ensino público, sempre defendi a privatização do ensino para que o Estado deixasse de controlar a educação do povo!! No entanto, acho que os professores do ensino público que participaram na greve fizeram muito bem. Considero que o senhor não tem uma ideia muito clara do que se passa no sistema público. O sistema faliu completamente, esta Ministra (que eu chamo de Ministra das Actividades Lúdicas, Entretenimento e Guarda de Crianças e Jovens) está apenas a tentar gastar menos dinheiro com salários. É apenas e só isso. Uma parte muito significativa dos docentes, quer que o sistema de ensino sofra uma verdadeira reforma, ou seja: que se privatize, porque estão fartos do laxismo, indisciplina e VIOLÊNCIA na escola pública. Por tudo isto tenha um pouco mais de cuidado quando se refere aos professores do estado. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.