Abuso no sector bancário

Anda para aí tudo muito indignado porque os malandros dos bancos da nossa praça arredondam as taxas que cobram nos empréstimos bancários. Tenho que confessar que neste assunto me indigna mais a atitude do Banco de Portugal. Primeiro, porque tenta, desde logo, sacudir a água do capote afirmando que desconhecia que os bancos fizessem arredondamentos para o quarto de ponto percentual superior (mas andam a dormir?). Segundo, porque, qual defensor dos oprimidos, garante que irá intervir nessa matéria. Francamente, a única coisa que, enquanto consumidor de produtos e serviços bancários, gostaria que estivesse garantida é a total transparência das condições, pois com base nestas poderia escolher a que banco recorrer.

Imaginem que alguns hipermercados começavam a estabelecer todos os seus preços em múltiplos de 5 cêntimos e, pior ainda, outros o fariam em múltiplos de 10 cêntimos. Alguma vez tal justificaria a intervenção de alguma autoridade estatal ou organismo de supervisão? Parecer-me-ia ridículo que tal acontecesse.

Nada como deixar o mercado funcionar… e para quem acha que o sector bancário é um grande cartel, tentem ver o nível de spreads praticado no empréstimo à habitação há uns anos e comparem com o que acontece hoje em dia.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Abuso no sector bancário

  1. Se o estado não considera explícita e clara a questão do arredondamento para o consumidor, cabe ao estado torná-la explícita e clara. Em alternativa poderia aconselhar aos seus cidadãos que evitassem o banco X ou o Y, que me parece muito pior.

    Mas concordo consigo na questão do cartel. Não é cartel, é mera ignorância. Por isso basta aparecer um banco estrangeiro com o risco do crédito à habitação bem controlado e vai tudo atrás do spread que este arranjar.

  2. “LT, diga-me uma coisa: acha necessário as autoridades de supervisão bancária?”

    Acho necessário a existência de um organismo de supervisão do mercado financeiro. Não penso que fosse necessário existirem três organismos como em Portugal (BdP, CMVM e ISP). Acho que um organismo à semelhança da FSA seria mais prático.

    Já agora, porquê a questão?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.