Quem paga as campanhas do PSD em Gaia e no Porto?

Tiago Azevedo Fernandes n”A Baixa do Porto

Leio hoje no Público“Em vésperas de extinção Gaianima faz ajustes directos de 130 mil euros.” “Os contratos foram feitos com as empresas NextPower Comunicação Lda e com a Boston Media Comunicação Imagem SA”.

Conheço relativamente pouco as máquinas partidárias, mesmo a do PSD, mas nesta notícia (além do relato preocupante de um ajuste directo numa empresa municipal) o nome da empresa “NextPower” soou-me familiar e fui investigar. Confirmou-se. Segundo o seu perfil do LinkedInFernando Moreira de Sá (julgo que militante do PSD), um activo apoiante de Luís Filipe Menezes e de Carlos Abreu Amorim, é CEO da NextPower e de outra empresa chamada Comunicatessen. Constatei também que os domínios oficiais na Internet das campanhaspara o Porto e para Gaia foram registados em nome da Comunicatessen. Daí que surja naturalmente a pergunta: é afinal a Gaianima (empresa municipal de Gaia presidida por Ricardo Almeida, também presidente da Concelhia do PSD/Porto) que está a pagar as campanhas de Menezes e de Amorim?

About these ads

22 thoughts on “Quem paga as campanhas do PSD em Gaia e no Porto?

  1. Não obstante nutrir um saudável asco pelos protagonistas dessa notícia, noto que o timming com que sabemos estas coisas é sempre bastante interessante…Zangam-se as comadres…

  2. DavC (1),
    Considerando a gravidade do que é denunciado, o timing e a motivação da denúncia são completamente irrelevantes.

  3. O que realmente desanima é o amadorismo – tudo feito à canzana, directo de A para B à vista de toda a gente que queira olhar (são poucos). E mesmo assim são raros os casos onde isto tem consequências na justiça portuguesa.

    Um sistema democrático mais antigo, como o dos EUA, tem uma corrupção muito mais sofisticada, onde tougos destes são periódicamente postos no pelourinho para edificação da opinião pública. Mesmo a “revolving door” de saltar do governo para postos bem pagos é escrutinada. Mas é claro que as coisas que interessam são muito mais bem feitas, desde as “contribuições de campanha” à isenção dada aos senadores das leis de “insider trading”.

    É realmente confrangedor.

  4. Boa noite Miguel,

    A notícia do Público já foi desmentida através de um direito de resposta (estranhamente ainda não publicado) enviado no próprio dia para o jornal. Desmentida em coisas simples e de fácil verificação se a jornalista se tivesse dado a esse trabalho, nomeadamente no ponto 1. Assim, aqui vai:

    1. A Nextpower é a empresa de comunicação das 24 horas de karting de Gaia desde a sua edição de 2011 e do Porto Wine Fest desde a sua primeira edição (em 2012). Sendo completamente falso quando esta afirma que é a primeira vez…

    2. A Nextpower não trabalha para a campanha de LFM. Aliás, quem conhece o mercado das agências de comunicação e sabendo quem é a agência de comunicação contratada por LFM certamente que nem teria dúvidas…

    3. A Nextpower não trabalha a campanha de Carlos Amorim que, aliás, nem tem nenhuma empresa de comunicação a trabalhar com ele mas sim um assessor de imprensa que nunca trabalhou em agências…

    4. A minha empresa, a Comunicatessen, nunca trabalhou em Gaia nem nunca trabalhou com LFM. Nem com a CMPorto, verdade seja dita.

    5. Eu sou amigo pessoal do Carlos (como é público e notório), sou militante do PSD (idem) e, a exemplo do TAF, colaborei nas directas e nas legislativas da mesma forma que dei, dou e darei todo o meu apoio e conhecimentos técnicos aos amigos e candidatos do meu partido.

    6. O registo web do Porto Forte foi feito por mim e pago (os 75 euros) integralmente pelo PSD Cidade do Porto. Nem sendo a minha empresa nem empresa minha fornecedora quem está a produzir e gerir o respectivo site.

    7. Publicitarei nas minhas redes, como sempre o fiz em relação ao meu partido, tudo e mais alguma coisa e desde que concorde. Quanto mais não fosse por, na esmagadora maioria dos casos, serem pessoas das minhas relações pessoais.

    8. Nas campanhas onde a minha empresa está presente, tudo é facturado e dentro das verbas da subvenção estatal.

    9. Percebo bem as motivações de quem pretendeu, com sucesso, “plantar” esta notícia. Espero, em nome da igualdade de tratamento, que o Público vá verificar e, posteriormente, publicar todos os ajustes directos feitos pelas câmaras, empresas municipais e outros entes públicos a agências de comunicação e, pelo caminho, verificar se coincidem ou não com as que estão a trabalhar inúmeras campanhas autárquicas por esse país.

    10. Não sou e penso que isso é público e até conhecido do Insurgente CEO da Nextpower – quem o é e com elevado profissionalismo é um conhecido blogger. E a Nextpower Norte não existe como empresa – até por isso, tudo o que afirmei antes para a Nextpower é válido para a marca Nextpower Norte.

    10. Continuarei, com todo o gosto a publicitar e a produzir conteúdos para candidatos do meu partido e a utilizar a minha rede para os publicitar. A minha empresa e as minhas colaborações são públicas, sempre o foram e tenho muito orgulho por tudo o que fiz e tenho feito no mundo da comunicação.

    11. Por último, deixo uma pergunta: acham que seria assim tão estúpido para fazer tudo às claras se existisse alguma coisa a esconder? Não acham, no mínimo, estranho?

    Cumprimentos a todos.

  5. Senhor Fernando Moreira de Sá. A ver se entendemos aqui qualquer coisinha. Quando diz que a Nextpower Norte não existe está a “esquecer-se”, digamos assim, que a NEXTPOWER ACABA DE SE MUDAR PARA GAIA?

    Publica-se que em relação à entidade:
    Nº de Matrícula/NIPC: 509022227
    Firma: NEXTPOWER – COMUNICAÇÃO, LDA
    Natureza Jurídica: SOCIEDADE POR QUOTAS
    Sede: Edifício Tower Plaza, Via Engº Edgar Cardoso, nº 23, 12º- A
    Distrito: Porto Concelho: Vila Nova de Gaia Freguesia: Vila Nova de Gaia (Santa Marinha)
    4400 – 676 Vila Nova de Gaia

    pela Apresentação AP. 62/20121231, referente à inscrição 3,
    foi efectuado o seguinte acto de registo:

    Insc. 3 – AP. 62/20121231 16:55:16 UTC – ALTERAÇÕES AO CONTRATO DE SOCIEDADE(ONLINE)

    Artigo(s) alterado(s): 1º nº2

    SEDE: Edifício Tower Plaza, Via Engº Edgar Cardoso, nº 23, 12º- A
    Distrito: Porto Concelho: Vila Nova de Gaia Freguesia: Vila Nova de Gaia (Santa Marinha)
    4400 – 676 Vila Nova de Gaia

  6. Senhor Moreira de Sá. E se a Nextpower é tudo isso tão limpinho limpinho limpinho, então veja lá que a Boston e a Nexpower são, afinal… a mesma coisa, (Boston é dona da Nexpower e ambas são da LPM) o que torna estes ajustes ILEGAIS, já que se trata de um ajuste que foi divido em dois e, assim, ultrapassando o valor legal. CERTO?

    Publica-se que em relação à entidade:
    Nº de Matrícula/NIPC: 509022227
    Firma: NEXTPOWER – COMUNICAÇÃO, LDA
    Natureza Jurídica: SOCIEDADE POR QUOTAS
    Sede: Avenida Infante Dom Henrique 333H 4 35 Edifício Lisboa Oriente
    Distrito: Lisboa Concelho: Lisboa Freguesia: Santa Maria dos Olivais
    1800 LISBOA

    Matriculada na: Conservatória do Registo Comercial de Lisboa

    pela Apresentação AP. 8/20091030, referente à inscrição 2,
    foi efectuado o seguinte acto de registo:

    Insc. 2 – AP. 8/20091030 0:57:37 UTC – TRANSFORMAÇÃO DE UNIPESSOAL POR QUOTAS EM SOCIEDADE POR QUOTAS(ONLINE)

    FIRMA: NEXTPOWER – COMUNICAÇÃO, LDA

    SÓCIOS E QUOTAS:

    QUOTA : 4.500,00 Euros

    TITULAR: BOSTON MEDIA – COMUNICAÇÃO E IMAGEM, SA
    NIPC: 506871711
    Sede: Avenida Infante D. Henrique, Edifício Oriente, nº 333H, esc. 37
    1800 – 282 Lisboa

    QUOTA : 500,00 Euros

    TITULAR: RODRIGO MANUEL BOTELHO MONIZ MOITA DE DEUS
    NIF: 210512156
    Estado civil : Casado(a)
    Nome do cônjuge: Maria da Piedade Torres do Vale de Melo Guimarães Moita de Deus
    Regime de bens : Separação de bens
    Residência: Rua 1º de Dezembro, nº 14
    2710 – 497 Sintra

    Data da deliberação: 2009-10-29

    CONSERVATÓRIA DA SEDE:

    Distrito: Lisboa
    Concelho: Lisboa
    Conservatoria: CRComercial Lisboa

    ALTERAÇÃO PARCIAL DO CONTRATO.

  7. Tiago Azevedo Fernandes (8),
    Quer apostar que dentro de algumas horas o video já lá não está e a explicação “oficial” será de que um qualquer funcionário da NextPower Norte colabora com a campanha de CAA e publicou o video a título pessoal, sem autorização nem conhecimento da direcção da empresa?

  8. Pingback: A propósito da Nextpower e das camapanhas autárquicas do Porto e Gaia | O Insurgente

  9. Algumas coisas aqui não batem certo. A campanha de Menezes, foi notícia de jornal nunca desmentida, é feita pela Cunha Vaz e pela F5C e não pela Nextpower. Outra coisa, a Nextpower é aqui em Lisboa, não me parece que se tenham mudado para norte. Se o fizeram então não percebo como andam todos aqui???? E pela notícia do publico, o outro contrato é com o Porto Canal. Parece que ambos falam verdade só estão é a falar de coisas diferentes. Ou estou a ver mal?

  10. e no comentário de ACV verifico que o outro elemento de que se fala, o FMS (é o mesmo dos blogues, não é?) não consta como sócio em nenhuma delas. Já procurei na net e realmente não encontro nos registos nenhuma empresa chamada Nextpower Norte, apenas no facebook e vimeo. E ando à procura da fonte da timelapse pois recordo que na altura a vi noutro site, de uma empresa de vídeos.

  11. Luis Castro. Eu explico. Se vir os documentos acima, conclui que a nextpower é uma empresa propriedade da Boston e do senhor Moita de Deus. A Boston é de outra empresa que é de outra empresa que é de outra empresa. Todas são da LPM, ou seja, do senhor Luís Paixão Martins ou do seu filho. A F5 Consulting é a empresa de um conhecido comunicador chamado Tocha (pode ler melhor aqui no Público quem é) http://www.scribd.com/doc/38998664/Pagina-Tocha. Por fim, a Cunha Vaz é outra empresa de um senhor chamado Cunha VAZ. São todas de Lisboa e as três maiores agências do país. Todas estão a trabalhar para Menezes. É público e notório. Quem paga é a Câmara de Gaia através das mais diversas empresas. A Nextpower mudou-se recentemente (ver documento acima nos comentários) para Gaia (vá-se lá saber porquê!!!). Se procurarem bem, vão achar inúmeros ajustes directos (qq pessoa o pode fazer, é público) destas empresas nas empresas e câmara de gaia. Não são milhares, são centenas de milhares de euros, no seu conjunto. Além do mais, os ajustes da Nextpower e da Boston são ilegais, uma vez que a Boston é dona da Nextpower (ver acima outra vez), o que a deveria impedir de ser adjudicada pelo mesmo serviço. Outra coisa, eu que não percebo nada de jornalismo, vejam o que foi adjudicado: “A execução do plano de comunicação de 2013 inclui: a) Cobertura de, pelo menos, uma actividade por semana do Município; b) Cobertura de todas as conferências de imprensa do município; c) Cobertura do Porto Wine Fest; d) Cobertura das 24 horas de Karts; e) Colocação de um elemento a indicar pela Gaianima no painel de comentadores do Porto Canal, no mínimo, uma vez por mês; f) Presença do município no programa Porto Alive, de 15 em 15 dias; g) Presença no programa territórios, uma vez por semana; h) Cedência de todas as cópias de todas as transmissões acima referidas.” Ou seja, qual o papel do Portocanal no meio de tudo isto? O Portocanal vende lugares nos seus programas a troco de quê? Jornalistas, INVESTIGUEM! ISTO É UMA VERGONHA!

  12. Uma última nota: sabem quem é o diretor de relações públicas do Porto Canal? O mesmo canal que é “vendido” pela Nexpower? Chama-se Fernando Moreira de Sá. Ele há coincidências…

  13. Pingback: A propósito da Nextpower e das camapanhas autárquicas do Porto e Gaia (3) | O Insurgente

  14. Pingback: Como se financiam campanhas? | Ricardo Campelo de Magalhães

  15. É tão bonito ver estes miudos tão responsaveis, tão certinhos, com as ideias tão arrumadinhas e cheios de certezinhas, armados em homens do povo, daqueles q se batem com os punhos cerrados, a mostrar como sao machos mas pouco sofisticados. armados em gente que merece apenas uma sopinha e um cantinho em troco de trabalho

  16. Estranho que o FMS tenha sido tão lesto a contradizer a notícia, mas que não mais tenha respondido às dúvidas subsequentes…

  17. “O registo web do Porto Forte foi feito por mim e pago (os 75 euros) integralmente pelo PSD Cidade do Porto” – Comentário por Fernando Moreira de Sá — Maio 13, 2013 @ 23:23

    75 euros???

    Registar um domínio custa 10 euros…

  18. Pingback: O Nextpower do LPM e seus convivas | MERDiA DE VIDA

  19. Fernando Moreira de Sá, quando falou “na minha empresa”, esqueceu-se que tem outras empresas. Ou melhor, não são bem dele. Uma é dele e… de uma SGPS que é de… ah! Luís Paixão Martins. E onde é a sede? A primeira em Gaia a dona da primeira no escritório da LPM. Boa, boa.

    Aqui estão elas:

    FIRMA: NORTECAST COMUNICAÇÃO E MARKETING, LDA
    NIPC: 510136265
    NATUREZA JURÍDICA: SOCIEDADE POR QUOTAS
    SEDE: Edifício Tower Plaza, Via Engº Edgar Cardoso, 23, 12º A
    Distrito: Porto Concelho: Vila Nova de Gaia Freguesia: Vila Nova de Gaia (Santa Marinha)
    4400 – 676 Vila Nova de Gaia
    OBJECTO: Prestação de serviços na área de marketing, comunicação e publicidade
    CAPITAL : 5.000,00 Euros
    Data de Encerramento do Exercício : 31 Dezembro

    SÓCIOS E QUOTAS:

    QUOTA : 4.500,00 Euros

    TITULAR: FLAT MARKETING – SGPS S.A.
    NIF/NIPC: 508340667
    Residência/Sede: Av. Infante D. Henrique, Edifício Lisboa Oriente, nº 333H, esc. 49
    1800 – 282 Lisboa

    QUOTA : 500,00 Euros

    TITULAR: FERNANDO AUGUSTO DO COUTO MOREIRA DE SA
    NIF/NIPC: 205806295
    Estado civil : Casado(a)
    Nome do cônjuge: Zita Manuela Formoso Rebelo
    Regime de bens : Comunhão de adquiridos
    Residência/Sede: Travessa Eça de Queirós, 61
    4425 – 647 Pedrouços -Maia

    FORMA DE OBRIGAR/ÓRGÃOS SOCIAIS:

    Forma de obrigar: Com a assinatura de: a) Um gerente; b) Mandatários ou procuradores, nos exactos termos dos mandatos ou das procurações

    ORGÃO(S) DESIGNADO(S):

    GERÊNCIA:

    Nome/Firma: JOÃO FILIPE POÇAS PAIXÃO MARTINS
    NIF/NIPC: 201565870
    Cargo: Gerente
    Residência/Sede: Av. Infante D. Henrique, nº 333H, Edificio Lisboa Oriente, esc. 49
    1800 – 282 Lisboa

    Data da deliberação: 2012-02-01

    Publica-se que em relação à entidade:
    Nº de Matrícula/NIPC: 508340667
    Firma: FLAT MARKETING – SGPS S.A.
    Natureza Jurídica: SOCIEDADE ANóNIMA
    Sede: Avª. Infante D. Henrique Edificio Oriente nº. 333 H-esc 49, 4º. andar
    Distrito: Lisboa Concelho: Lisboa Freguesia: Santa Maria dos Olivais
    1000 LISBOA

    Matriculada na: Conservatória do Registo Comercial de Lisboa

    pela Apresentação AP. 12/20071122, referente à inscrição 1,
    foi efectuado o seguinte acto de registo:

    Insc. 1 – AP. 12/20071122 9:56:28 UTC – CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE E DESIGNAÇÃO DE MEMBRO(S) DE ORGÃO(S) SOCIAL(AIS)

    FIRMA: FLAT MARKETING – SGPS S.A.
    NIPC: 508340667
    NATUREZA JURÍDICA: SOCIEDADE ANóNIMA
    SEDE: Avª. Infante D. Henrique Edificio Oriente nº. 333 H-esc 49, 4º. andar
    Distrito: Lisboa Concelho: Lisboa Freguesia: Santa Maria dos Olivais
    LISBOA
    OBJECTO: Gestão de participações noutras sociedades como forma indirecta do exercício de actividades económicas
    CAPITAL : 50.000,00 Euros

    ACÇÕES:

    Número de acções: 10000
    Valor nominal : 5.00 Euros
    Natureza: Nominativas ou ao portador

    FORMA DE OBRIGAR/ÓRGÃOS SOCIAIS:

    Forma de obrigar: Pela assinatura do Administrador-único ou pela assinatura conjunta de dois administradores.
    Estrutura da administração: Administrador-único ou Conselho composto por 3 membros.
    Estrutura da fiscalização: Fiscal-único e suplente.
    Duração dos mandatos: Quatro anos.

    CONSERVATÓRIA DA SEDE:

    Distrito: Lisboa
    Concelho: Lisboa
    Conservatoria: CRComercial Lisboa

    DESIGNADO(S):

    ADMINISTRADOR ÚNICO:

    João Filipe Poças Paixão Martins
    NIF/NIPC: 201565870
    Residência/Sede: Avª. Infante D. Henrique 333 H, Esc. 49-4º. andar
    Lisboa

    FISCAL ÚNICO:

    Floriano Tocha, Paulo Chaves & Associados, SROC
    NIF/NIPC: 506410331
    Residência/Sede: Edifício Lisboa Oriente, Avª. Infante D. Henrique 333 H, escritório 21 e 25
    Lisboa

    SUPLENTE(S) DO FISCAL ÚNICO:

    Paulo Dinis Delgado Chaves, ROC
    NIF/NIPC: 197274005
    Residência/Sede: com o domicílio anterior

    Prazo de duração do(s) mandato(s): Quadriénio 2007/2010

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s