A prova de Cultura Geral do concurso externo de ingresso na carreira diplomática (2)

No seguimento deste post. Um caso de apertada selectividade e/ou de cultura específica: Apenas 44 dos 2300 candidatos a diplomatas passaram exame de cultura geral

A primeira versão da prova, realizada a 16 de Março na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, acabaria por ser anulada e o exame repetido no passado dia 20, porque, segundo comunicado do MNE na altura, o primeiro exame não “terá assegurado as condições de igualdade entre todos os candidatos”.

Em causa esteve, segundo o MNE, o facto de em algumas salas ter sido “autorizada a substituição do enunciado da prova e, em consequência, a correcção de respostas rasuradas”.

Na véspera do anúncio da anulação do exame, o PÚBLICO noticiava que a primeira prova do concurso para futuros diplomatas estava a gerar polémica por quase não incluir questões relacionadas com tratados internacionais, História de Portugal, Geografia ou protocolo.

About these ads

8 pensamentos em “A prova de Cultura Geral do concurso externo de ingresso na carreira diplomática (2)

  1. Quem sabe só tenham comparecido mil porque o resto dos candidatos jâ antevessem uma outra prova que, de cultura “geral”, tivesse tão pouco. Quanto àqueles que passaram… Terão as suas vidas escrutinadas, pois toda a gente quererá saber quais serão as suas ligações ao CDS…

  2. Em boa verdade algumas perguntas desta prova foram feitas por um Diretor que entretanto saiu das Necessidades porque foi para posto… por isso a “idoneidade” científica da prova não é irrefutável!

  3. Boa noite. Quanto às provas, tudo se disse, quanto aos que passaram, pelo menos UM não tem “padrinhos” não é aristocrata e não pertence a partido algum. Trabalhou, marrou, e não menos possível, alguma sorte? Talvez, mas, asseguro que “tachos” não entraram. Francisco Seixas, pode escrutinar a vida do meu filho à sua vontade.

  4. Esta prova de cultura geral acaba por ter uma influência decisiva no decorrer do concurso. E convém reflectirmos sobre isso. Num concurso com 5 momentos de avaliação, que se destinam a avaliar diferentes aspectos, existe um momento (a prova de cultura geral) que elimina mais de 98 % dos candidatos (considero a totalidade dos que se inscreveram) e assume-se como o factor decisivo de selecção. Parece que existe uma grande desproporcionalidade nesta prova. Por outro lado, ao analisarmos o conteúdo da mesma em relação às matérias que foram mencionadas no aviso de abertura (e que constariam da prova), parece não existir coerência e igualdade entre as várias temáticas (seja ao nível da quantidade de perguntas, seja ao nível do grau de dificuldade das mesmas). Não houve equidade na selecção das questões e deveria ter existido maior respeito e igualdade para todos os candidatos (e pelo esforço que desenvolveram), o que não sucedeu nem nesta, nem na prova anterior.

  5. Espanta-me que ninguém se sinta indignado por as folhas de rosto não terem sido destacadas da prova à frente dos candidatos. Sabe-se lá quando é que se separou o nome do candidato da prova que ele fez. Ou por não ter sido entregue ao candidato um número da prova, para o candidato poder provar posteriormente que preencheu uma determinada folha, e não outra.

    Para além disso, a prova tem erros:
    1 – Ter como resp certa que o Alto Representante “integra” o Conselho Europeu, o que não é verdade. O Alto Repres participa nas reuniões mas não “integra” o CE.
    2 – Ter como resp certa que Egas Moniz recebeu o Prémio Nobel pela angiografia cerebral (exame com raios X), quando na verdade recebeu-o pela leucotomia (operação cerebral).

    Tinha também a questão dos abolicionistas, que não se entende como se corrige aquilo, ou a pergunta do PIB, que estava mal redigida.

    Vamos ver se se mantêm os 44 nomes da lista após se provarem os erros da prova!

  6. Cara Maria José, gostaria de saber se o seu filho chegou à final (não tenho nada a haver, nem conheço o Francisco que tem o mesmo sobrenome que eu), só curiosidade, se quiser fazer o favor de me responder.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s