A PSP e os jornalistas no Chiado

Mesmo dando por adquirido, como parece ter sido o caso, que os confrontos começaram por desacatos e agressões levadas a cabo pelos manifestantes, a actuação da PSP relativamente a alguns dos jornalistas que estavam a fazer a cobertura do evento parece-me injustificada face aos dados disponíveis. Espero que os manifestantes que deram início aos desacatos sejam identificados, julgados e punidos e que a actuação da PSP relativamente aos jornalistas seja esclarecida com a devida responsabilização dos agentes que se confirme tenham agido incorrectamente.

Agressões a Jornalistas por parte da PSP

About these ads

23 thoughts on “A PSP e os jornalistas no Chiado

  1. Não entendo porque é que para a actuação dos polícias precisa de confirmação ao mesmo tempo que para os desacatos dos manifestantes dá tudo “por adquirido”.

  2. “Mesmo dando por adquirido,…”
    Novamente não sabe do que fala.
    Sublinho, este blog, e os seus intervenientes, estão completamente alheado da realidade.

  3. Exacto #1. Porque é a situação dos manifestantes deve ser “punida” e da polícia deve ser “esclarecida”? A polícia representa a arbitrariedade da força autoritária que nos rege e incomodam-me este tipo de posts… Não é novidade nenhuma que o ser humano vai abusar da autoridade. Porque é que se persiste em, e principalmente pessoas liberais, aceitar a existência de uma policia que só serve para multar carros e para “varrer” (isto é um termo técnico que os policias utilizam e treinam) pessoas? Parece que se fica surpreendido quando a policia agride? é ser completamente ignorante face à natureza humana. Os polícias podem ser uns verdadeiros animais como os manifestantes. O problema é que uns estão no direito de o serem…

  4. para “lavar” a atitude da psp ,nao sao precisos blogs,felismente as imagens nao mentem,é so abrir bem os olhos.

  5. O problema é que os media quando mostram incidentes só mostram a actuação da polícia e nunca mostram o que se passa antes (quando se passa porque nem sempre se passa algo importante antes). Nos vídeos vimos polícias no meio da esplanada e mesas e cadeiras tombadas, mas não há vídeos a mostrar quem tombou as cadeiras.

    Há quem se queixe por causa do bloguer querer a situação dos manifestantes punida e da polícia esclarecida. E que tal ambas as actuações, a da polícia e a dos manifestantes, ser investigada e esclarecida, e posteriormente, se for caso disso, punida? Está bem assim ou são da opinião que a polícia deve ser toda punida e os manifestantes devem ser elogiados e elevados a deuses?

  6. dvr,

    eu aludi ao facto de o post tratar as duas partes de formas diferentes, como é óbvio ambas as actuações devem ser esclarecidas, é isso que se faz num Estado de Direito. Assumir, sem ter lá estado, que uma das facções é culpada só pode vir de um enviesamento ideológico sem cabimento.

    Sendo católico, uma religião monoteísta, é-me difícil eleva-los todos a deuses, só se for um de cada vez. Bem sei que a resposta é idiota, mas dada a qualidade da pergunta…

  7. Não é preciso ser génio. É que enquanto há videos dos manifestantes a provocar a polícia, chegando mesmo a arremessar sabe-se lá o quê, a única coisa que existe sobre os referidos desacatos entre a PSP e os jornalistas é uma foto.

  8. Afirmo já que não sou a favor desta greve geral e vejo como lamentável os sucessivos episódios entre polícia e manifestantes. Infelizmente as informações são sempre adulteradas num sentido ou noutro de modo que se torna difícil determinar de quem é a culpa.

    Em relação às mesas reviradas:
    http://aventar.eu/2012/03/23/mais-imagens-do-chiado/

    Aqui estão imagens que mostram quem virou as mesas…Creio que antes deste momento houve agressão dum jornalista. Ouve-se provocação verbal e momentos depois a polícia a subir, carregar e revirar a esplanada. Posso estar enganado mas não se ouve, antes da polícia carregar, objectos a ser arremessados, deduzo que se houvesse chávenas pelo ar algo se escutaria nomeadamente o seu impacto no calçada.

    Temo sinceramente que as coisas vão piorar, nota-se ao longo das diferentes manifestações um aumentar dos casos de violência.

  9. Não há vídeos? não há fotos?
    eles existem, e são fáceis de encontrar, mas André Azevedo Alves sendo tendencioso não os pulica aqui. E assim se faz a manipulação de pessoas mal informadas.

    Também não deixa de ser curioso ver-vos defender a repressão da polícia, para logo a seguir virem falar em Hayek e no caminho da servidão.

    Palhaços é o que vocês são, direita da treta.

  10. Como defensor do liberalismo minarquista não posso senão condenar a PSP por este tipo de intervenções. Se não sabem controlar algumas dezenas de manifestantes provocadores sem dar bastonadas em jornalistas e assistentes pacíficos estamos muito mal.

  11. Também estou de acordo com alguns comentários (não incluo o mauzinho comuna, porque esse vomita ódio).
    Antes de qualquer manifestante, quem tem que ser identificado e punido são os polícias. A maior parte destas brigadas de intervenção são compostas por selvagens que “varrem” sem sentido. Se não conseguem controlar um bando de maluquinhos de manif sem lhes darem umas bastonadas, nem quero imaginar quando isto der para o torto.
    Os elementos destas brigadas têm que ter o sangue frio para não reagir a provocações. Isto ainda não é África (acho eu!)

  12. Eu quero ver se agora no Rally de Portugal os foto jornalistas que sabe-se-lá que formação ou ausência dela tiveram, se vão meter à frente dos veículos, para melhor capturar a emoção. Não me acredito que o façam porque entre ser atropelado sem gloria e uma bastonada para a ribalta do herói contra as forças da opressão vai uma distancia grande e uma promoção no meio.. No rally eles andam bem identificados para terem acesso a zonas melhores e passarem à frente de todos. Mas a uma distância segura que os carros magoam MESMO.

  13. “Bem sei que a resposta é idiota, mas dada a qualidade da pergunta…” reconheço que a pergunta foi idiota, devia ter usado aspas na parte “elevados a deuses”, foi o que me ocorreu na altura, devia ter-me expressado melhor.

  14. Eu pensava que o lugar de besta quadrada do blog pertencia ao ruicarmo. Está-lhe a fazer concorrência, André.

  15. Olha, postaram um vídeo, como requerido, e a escumalha vermelha deixou de comentar? Curioso…
    Se calhar estão todos em casa do mau a fumar um charrito.

  16. Desculpem lá, tive um fim de semana desligado. Mas reparei que sentiram a minha falta. :)

    Este último vídeo não o tinha visto, não concordo com esta acção. MAS, este vídeo é feito após a primeira destruição de parte da esplanada pela polícia após o seu “ataque”.

    “vomita ódio” talvez por vezes seja um bocado mais agressivo no discurso, mas confesso que assitir a linhas de pensamento como as vossas, por vezes me leva ao desespero. Para os ofendidos peço desculpa.

    “mauzinho comuna” errado sou social-democrata, vocês é que confundem a social-democracia com comunismo, tal como este PSD que de social-democrata tem pouco.

    “em casa do mau a fumar um charrito.” errado, já há muitos anos que não fumo charritos, mas conheço uns quantos tipos na vossa linha de pensamento, com quem já fumei charritos, e que continuam a fumar.
    Não é só a “escumalha vermelha” que fuma “charritos”. A “escumalha Azul” também, mas preferem cheirar “branca”.

  17. o dromadair também sou eu, gostava mais de antiga forma de comentários, peço desculpa pela troca de nicks.

    Novamente para os mais distraídos, Hayek o guru, road to selfdom e coisas que tais, mas polícia a dar porrada em manifestantes e jornalistas já é bom.

    E sim, os infiltrados que arranjam confusão existem mesmo, não vale a pena esconder a cabeça na areia.

  18. Pingback: A PSP e os jornalistas no Chiado (2) « O Insurgente

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s